Em ação pioneira no Paraná, Prefeitura assina PPP do parque de iluminação pública para Guarapuava

Mais de 23 mil luminárias serão substituídas no período de dois anos

12/12/2019 18H30

Nesta quinta feira (12 de dezembro), no gabinete da Prefeitura, foi assinada a PPP (Parceria Público-Privada) entre o município de Guarapuava e a empresa Ilumina Guarapuava, que prevê a modernização do parque de iluminação pública da cidade. "É muito simbólico fazermos algo tão pioneiro e inovador na semana em que celebramos 200 anos de história. Somos a primeira cidade do Paraná a assinar uma PPP de Iluminação Pública. Estamos mais modernos do que nunca, isso é realmente um motivo de orgulho. Tenho certeza que nossa cidade é, e cada vez mais será, referência no Brasil e no mundo", ressaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Mais de 23 mil luminárias serão substituídas no período de dois anos. Esta implantação garantirá o aumento da luminosidade nas vias e calçadas, gerando economia de R$ 4,5 milhões na conta de energia ao ano para o município, bem como mais segurança aos motoristas e pedestres e redução mensal na emissão de 602,4 toneladas de CO2 na atmosfera. "Estamos oferecendo tudo de melhor para a população em termos de tecnologia e segurança. Guarapuava subiu de patamar, a partir de agora tenho certeza que outros municípios virão para aprender conosco", destacou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu de Souza. "É um projeto diferenciado que carrega muita segurança e benefícios para o município. Esse modelo nos cobra responsabilidade e, ao mesmo tempo, traz satisfação por podermos desempenhar esse exemplo aqui em Guarapuava, que é a primeira cidade do Paraná a implantar o sistema. Vamos embarcar tecnologia nesse projeto com um sistema inteligente e mais eficiente, que oferecerá uma luminância acima do estabelecido pela norma", disse o diretor presidente da empresa Ilumina Guarapuava, Rodesom Luiz Lopes.

Com a instalação, Guarapuava terá um sistema de cidade inteligente com luminárias controladas por telegestão, ou seja, supervisionadas por um Centro de Controle Operacional para verificação de funcionamento das luminárias em todos os pontos da cidade. Além da iluminação, mais de 120 câmeras de monitoramento que estão integradas ao projeto do PPP serão instaladas em pontos estratégicos da cidade. "Estamos investindo em segurança pública e tecnologia. A premissa principal do projeto foi de que nós íamos implantar essas inovações mantendo o mesmo custo que a população paga hoje para a contribuição da iluminação pública. Todo investimento está sendo feito com o ganho que a tecnologia nos proporciona, através das lâmpadas de LED, que consomem muito menos energia. É essa economia que está pagando a conta", explicou o prefeito Cesar Filho.

 A Avenida Manoel Ribas será a primeira a receber a modernização, que está prevista para iniciar em janeiro de 2020. Posteriormente as ruas Padre Chagas, Pinheiro Machado, XV de Novembro, Saldanha Marinho e as principais vias dos bairros também receberão as melhorias. "Estamos celebrando os 200 anos com mais essa conquista. Acreditamos nesse projeto e nessa grande parceria que é um ganho para Guarapuava. Em breve, nossa cidade estará muito mais iluminada e bonita", comemorou o vice-prefeito e secretário de Obras e Turismo, Itacir Vezzaro.
Também estiveram presentes no evento secretários e vereadores municipais, procurador geral do município, Rafael Baroni, comandante do 16º BPM Major Cubas, e representando a Polícia Rodoviária Federal, o comandante Pedro Diniz.
 

Deixe seu comentário:

Veja Mais