AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
ESTATÍSTICA

Pandemia contribui para redução da maioria das ocorrências do Corpo de Bombeiros, mas incêndios aumentam

Estatística foi divulgada na manhã de hoje (03)

sexta-feira, 3 de julho de 2020 - 10:57:00

O comparativo realizado entre o 1º Semestre de 2020 e de 2019 demonstra que o 12º Grupamento de Bombeiros, com sede em Guarapuava, registrou uma redução de quase 20% no número de ocorrências. Boa parte desta redução tem relação direta com a pandemia que estamos enfrentando, uma vez que as pessoas permanecem mais tempo em casa e diminuem a circulação nas ruas.

No entanto, a preocupação do Corpo de Bombeiros está no comparativo entre as ocorrências de Combate a Incêndios, que registraram um aumento de quase 30% no mesmo período.

Preocupado com estes números, o Corpo de Bombeiros reforça alguns cuidados para evitar incêndios em residências:

- Fique atento às instalações elétricas, em especial aquelas que demandam mais energia;

- Não utilize mais de um aparelho na mesma tomada, para evitar a sobrecarga do sistema elétrico;

- Não recarregue a bateria do celular em cima de sofá, cama ou outro equipamento de fácil combustão. Preferencialmente, realize o procedimento com o aparelho no piso ou material incombustível;

- Tenha cuidado especial como os fogões a gás. Sempre compre registros, mangueiras e demais equipamentos certificados pelo Inmetro.

- Em caso de falta de energia, procure utilizar lanternas ou iluminação de emergência. Caso não possua estes equipamentos, mantenha as velas dentro de recipientes maiores e de vidro para proteção;

- A principal orientação são para os cuidados com os menores. Em hipótese alguma deixe crianças sozinhas em casa e guarde os materiais inflamáveis, fósforos e isqueiros longe do alcance delas. As crianças são muito curiosas e não possuem plena noção do perigo.

Em caso de emergência, ligue 193!

COMENTÁRIOS