Aliel questiona Ministro da Educação durante sabatina
Vélez foi convocado por solicitação do deputado ponta-grossense

O deputado federal Aliel Machado (PSB) fez nesta quarta feira (27 de março), durante reunião da Comissão de Educação, uma série de questionamentos ao ministro da Educação, Ricardo Vélez. O parlamentar foi um dos autores do requerimento para que o ministro comparecesse a sessão.
Por ter apresentado o pedido, Aliel teve a preferência nas perguntas e levantou várias questões preocupantes com relação à pasta. "Em menos de três meses nós temos quinze exonerações em cargos estratégicos e importantes, além de pelo menos seis recuos de decisões do ministério da Educação. Inclusive sabemos que pessoas de fora do país, com interesses políticos, tem influência nessas decisões do ministério. Isso é muito preocupante", revelou o parlamentar.
Entre as demissões apontadas pelo parlamentar está a do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Marcus Vinicius Rodrigues, anunciada ontem após o cancelamento da avaliação federal de alfabetização (na qual o governo também voltou atrás) e a do secretário-executivo da pasta, cargo exonerado por três vezes na gestão Vélez.
Durante sua fala Aliel também citou a declaração do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, de que o ministério "precisa de um freio de arrumação". "Temos muitas preocupações. Como os quase 13 mil cargos excluídos das universidades, que já estão em estágio de sucateamento. Temos o problema do congelamento dos investimentos pelos próximos 20 anos para a Educação no nosso país. E por fim, uma preocupação muito grande sobre a Reforma da Previdência, que vai alterar muito a vida tão difícil que os nossos professores vivem no Brasil e que agora querem aumentar ainda mais o tempo deles em sala de aula", finalizou Aliel.
A reunião durou quase três horas e cerca de cinquenta parlamentares se inscreveram para questionar o ministro.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
GUARDA DOS FILHOSTentativa de levar filho à força em Guarapuava termina em boletim de ocorrência por descumprimento judicial
Homem desobedeceu decisão da Justiça, tentou retirar a criança fora do dia permitido e fugiu antes da chegada da polícia no bairro Morro Alto
23/01/2026 08h50 -
NO BOLSOCaixa paga hoje (sexta 23) Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 697,77
23/01/2026 08h10 -
FLAGRANTEHomem é flagrado carregando frigobar no Centro de Guarapuava e acaba na delegacia
Suspeito de 40 anos já tinha passagem por tentativa de furto
23/01/2026 07h41 -
SEM AUMENTOReceita nega aumento de imposto para professores com novo piso
Fisco esclarece que reajuste vem acompanhado de redução de tributos
23/01/2026 07h12 -
VIOLÊNCIAIdoso é agredido por homem em situação de rua e armas ilegais são encontradas em casa no Centro de Guarapuava
Agressor fugiu e não foi localizado pela PM
23/01/2026 06h46 -
OPORTUNIDADESConfira as vagas de emprego de hoje (sexta 23) na Agência do Trabalhador de Guarapuava
Que tal um emprego novo?
23/01/2026 06h17



