AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos

Como me preparar para as entrevistas?

por: Luiz Gustavo

terça-feira, 28 de maio de 2019 - 14:18:00

Montei meu currículo, cuidei das informações, do formato, da ortografia e de todos os detalhes que foram descritos nos artigos anteriores...

Fiquei confiante que conseguirei mais entrevistas, aí bate aqueladúvida, como me comportar quando for chamado para uma seleção.

Bem, o cuidado começa já na distribuição dos currículos, ao entrevistar alguns candidatos eu ouvia assim:

- já espalhei currículos na cidade inteira e ninguém me chama para uma entrevista! Já distribui mais de 100...ou, - já faz mais de um ano que estou entregando currículos e nada!

A sensação que eu tinha era como se a pessoa fosse jogar um monte de papel pra cima e pegar um, como se fosse um sorteio, ou entregar currículos como se fossem panfletos!

Então, a primeira coisa a fazer é escolher o segmento, a atividade e focar em algumas empresas. O ideal é que ao deixar nas empresas você já pense na possibilidade de se apresentar, se falar com o dono, já aproveite a ocasião e numa conversa informal você já poderá falar um pouco da sua experiência profissional e quem sabe a entrevista já avance neste momento. (Por isso, ao entregar, já esteja vestido(a) de acordo).

Depois, ao chegar em casa, relembre e anote os lugares em que deixou o currículo, se conversou com alguém, com quem falou. É muito comum a empresa ligar para o candidato e ele nem lembrar que havia deixado o currículo na empresa. Ai já volta aquela imagem negativa da entrega de currículos como panfletos, aos montes. A empresa quer de você uma percepção que você gostaria de trabalhar lá, que você tem familiaridade com o negócio,que você gostaria de trabalhar na empresa, e não que o emprego seria arrumado ao acaso, na sorte.

Então marcou uma entrevista, a primeira coisa é pesquisar sobre a empresa, vá pra internet, olhe o site, as redes sociais, levante o máximo de informações que puder, conhecer a empresa será um diferencial e ajudará  a criar uma imagem positiva.

No dia anterior deixe a roupa arrumada, se vista como as pessoas da empresa se vestem, procure seguir o padrão, evite jóias ou maquiagem em excesso, assim como roupas curtas ou decotes. Se for homem, barba feita ou alinhada, sapatos limpos, cuide da imagem pessoal e que esteja em consonância com a empresa.

Depois relembre o endereço, se for de transporte publico verifique os horários, se organize, chegue à entrevista uns 10 minutos antes, lembre o nome da pessoa que terá que falar. Ao chegar à empresa esteja sorridente, cumprimente a todos, se identifique e diga que tem uma entrevista com a pessoa “tal”, se for pedido para aguardar, não fique no celular, não masque chiclete e cuide com o teor das conversas enquanto espera.

Então chegará a hora da entrevista, o que fazer? Este será o tópico do próximo artigo, ate lá!

COMENTÁRIOS





RH & Cia

Luiz Gustavo

Luiz Gustavo chega ao Portal GR+ e em seus textos abordará questões sobre recursos humanos e cia!
É Friburguense de nascimento, carioca pelo sotaque, e paranaense de coração! Morou nos últimos cinco anos em Quedas do Iguaçu/PR, antes de vir morar em Guarapuava em novembro de 2017. Tem 46 anos, casado, um filho. Formado em Administração de Empresas, Pós- graduado em Gestão de Pessoas (RH), Pós-graduado em Gestão de Negócios e Marketing, Pós-graduado em Coach e Liderança e cursa Pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Dá palestras, ministra treinamentos e presta consultoria focada em gestão de pessoas desde 2009, tendo atendido diversas marcas locais e nacionais, ex-servidor público, atualmente trabalha como Consultor de Investimentos e de RH. Nas horas vagas, joga xadrez, aprecia leitura técnica, e adora cozinhar! Na juventude participou do grupo internacional de jovens – Ordem DeMolay, tendo sido membro fundador do Capítulo Nova Friburgo. Já adulto recebeu menção honrosa da Câmara Municipal por sua atuação na comunidade pelos trabalhos prestados à sociedade.
Escreve por hobby e paixão, acredita na disseminação do conhecimento e na educação como forma de transformação pessoal e social. Em suas linhas nos faz refletir, e como um coach, procura nos tirar da zona de conforto e nos estimula a irmos além! Se inspira nos autores consagrados e nos clássicos da literatura de negócios, e traz um pouco de sua biblioteca pessoal e pesquisa em citações e releituras das melhores ideias. Em seu primeiro artigo, escreverá sobre o CHA, um tripé da gestão de pessoas.
Seja bem-vindo!