AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
DESTAQUES

Congresso Internacional em Foz tem a participação de Dias Toffoli e presidentes do Senado e da Câmara

Evento inicia hoje (11)

segunda-feira, 11 de novembro de 2019 - 13:32:00

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), fará a palestra de abertura do 1º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 11 e 14 de novembro. Também estão confirmadas as presenças do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia; e do Senado, Davi Alcolumbre, na solenidade, marcada para as 17h desta segunda (11 de novembro), no Hotel Bourbon Cataratas. As informações são do Portal da cidade.

Realizado com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o evento é resultado da parceria entre as principais entidades representativas do sistema brasileiro de controle externo: Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon).

“O evento permitirá a capacitação de servidores públicos e de integrantes de diversos setores da sociedade civil, permitindo um amplo debate sobre os tribunais de contas e as políticas públicas”, avalia o conselheiro do TCE-PR Ivan Bonilha, atual presidente do IRB. “Será uma oportunidade única de integração e compartilhamento de boas práticas”, completa. As inscrições estão abertas no hotsite do evento.

Com o tema O Tribunal de Contas Contemporâneo e as Políticas Públicas, o evento será composto por nove painéis, voltados à melhoria da atuação das cortes. Entre os assuntos estão a avaliação das políticas públicas, aprimoramento da contabilidade, da governança e dos instrumentos de tecnologia da informação, além do estímulo ao desenvolvimento sustentável.

O congresso também será marcado pelo lançamento das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público Nível 3. Elaboradas pelo IRB, as NBasp 3 consolidam os requisitos obrigatórios para auditorias no setor público e asseguram que as ações de fiscalização dos TCs tenham padrão de qualidade internacionalmente aceito. Lançamento de livros, apresentação de 20 trabalhos científicos selecionados e apresentações culturais completam a programação. Uma série de eventos paralelos promoverá a troca de experiências entre profissionais de áreas técnicas dos TCs.

O encerramento, no dia 14, a partir das 9 horas, terá duas conferências, ministradas pelo professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Eduardo Vera-Cruz Pinto e o economista Raul Veloso. O evento será encerrado com assembleia geral do IRB e da Atricon.

COMENTÁRIOS