Deputados querem suspender cobrança do pedágio no Paraná

Ofício foi encaminhado ao governador

02/04/2020 11H58

Em meio ao agravamento da crise do coronavírus, as concessionárias de pedágio que operam no Paraná também entraram na mira dos deputados. Desde que as medidas restritivas de circulação começaram a vigorar, vários parlamentares passaram a defender desde a suspensão das tarifas para caminhoneiros até o fechamento de praças de cobrança.

Na Assembleia Legislativa, por exemplo, 45 dos 54 deputados assinaram ofício encaminhado ao governador Ratinho Júnior (PSD), pedindo a isenção do pagamento da tarifa para os veículos de transporte de carga no Estado. No pedido, eles recorrem, inclusive, ao decreto de calamidade pública motivado pela emergência de saúde assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e ratificado pela Casa. Eles apontam ainda que outro decreto do governo que estabeleceu os serviços que devem permanecer funcionando durante o período de isolamento social dispões sobre a manutenção do abastecimento e distribuição de produtos necessários e essenciais, inclusive merendas escolares, na rede pública de ensino em decorrência da pandemia da COVID-19.

No documento, os parlamentares defendem a intervenção do Estado nas concessões, afirmando que isso está previsto em lei. “O objetivo da medida é a garantir o transporte de mercadorias em todo o território estadual, de modo a assegurar o regular abastecimento dos 399 municípios paranaenses, não só de gêneros alimentícios, de higiene, medicamentos e equipamentos médicos, mas de toda e qualquer mercadoria, a fim de amenizar o impacto econômico negativo que a pandemia causa pelo COVID-19 está causando, e causará em nosso Estado”, apontam os deputados

Segundo eles, assim como outros segmentos, as concessionárias também devem fazer parte do esforço para minorar os efeitos da pandemia. De acordo com os parlamentares, a intervenção “com o fim de isentar do pagamento da tarifa de pedágio aos transportadores decargas, garantirá que as empresas de transporte, os caminhoneiros e todo os serviços acessórios à atividade de logística rodoviária, mantenham seus serviços em regular funcionamento, evitem dispensas de’funcionários e ainda, o aumento do valor do frete atualmente praticado”,

Interrupção

O deputado Boca Aberta Jr (PROS) apresentou projeto para suspender a cobrança do pedágio por três meses para todos os veículos. Já o deputado Cobra Repórter (PSD) apresentou requerimento propondo ao governo a interrupção da cobrança das tarifas, também para todos, sem prazo definido.

(Com Bem Paraná)

Deixe seu comentário:

Veja Mais