AgronegóciosEditais - Eleições 2020EducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
SUSTENTABILIDADE

Desenvolvimento Urbano avança na adoção da Agenda 2030 da ONU

Secretaria e as vinculadas completam um mês de adesão à agenda que propôs os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Diversas ações são realizadas, especialmente voltadas aos municípios

sábado, 26 de setembro de 2020 - 12:05:00

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e suas vinculadas -Paranacidade, Cohapar, Comec, Edificações Paraná e o Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades/PR), completam neste mês de setembro um ano de adesão à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Agenda 2030 propôs os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A assinatura do compromisso com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes) determinou o alinhamento dos projetos desenvolvidos pelas instituições, principalmente, aos ODS que trata das cidades sustentáveis (11), da transparência, a responsabilidade e a eficiência das Instituições (ODS 16), sobre a formação de parcerias (ODS 17).

“Esse é um compromisso com o presente e o futuro, com a população atual e com as futuras gerações”, afirma o secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega. “O importante é elaborar e executar políticas públicas que promovam a melhoria da qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás”, ressalta.

Já o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini, lembrou que a Instituição atua como vetor de propagação da Agenda 2030 e que os grandes beneficiados serão os municípios que aderirem.  “É preciso manter constante a busca por soluções que nos levem a um mundo sustentável. Se todos começarem a fazer em casa, bairro ou município conseguiremos levar infraestrutura econômica, ambiental e socialmente adequada para melhorar a vida das pessoas por um tempo muito maior”.

AÇÕES - Uma das ações desenvolvidas pelo Paranacidade foi a de obter das prefeituras a adesão às propostas. Após um ano, ao final do mês de agosto, 359 dos 399 municípios paranaenses já haviam enviado os seus Termos de Compromisso com os ODSs.

O Paranacidade criou e desenvolveu ferramentas para auxiliar as prefeituras na elaboração de políticas públicas e projetos, como o Portal dos Municípios e o SEDU / Paranacidade Interativo.

Criou projetos como o Ilumina Paraná, para o financiamento da substituição da iluminação pública convencional por sistemas com maior eficiência – com o uso de luminárias a LED; o projeto para a implantação de sistemas de geração de energia por sistemas fotovoltaicos em escolas e outros edifícios das administrações municipais; a nova concepção do projeto Meu Campinho, que promove o acesso à prática esportiva e convivência da comunidade.

Também está na lista de ações pró ODS a oferta de tecnologias alternativas e sustentáveis de pavimentação e drenagem urbana para os projetos apresentados pelas prefeituras; a defesa da adoção de projetos completos de urbanização, que garantem o melhor uso do espaço urbano, acessibilidade e a proteção ao meio ambiente (com o uso de sistemas que buscam maior eficiência energética e a coleta e correta destinação das águas da chuva), além da pavimentação e da implantação de jardins; a reurbanização de espaços urbanos, como parques e  praças e a abertura de financiamentos para a implantação de sistemas de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos.

SOLUÇÕES RÁPIDAS - A adoção do trabalho online, a partir da necessidade de isolamento social ditada pela pandemia do coronavírus, garantiu a continuidade de todos os projetos em andamento, a análise e a aprovação de novos, com os seus processos de licitação e contratação de fornecedores; a realização de medições e dos processos de pagamentos.

Os ganhos do trabalho a distância, com o uso das tecnologias disponíveis, alcançaram, ainda, a economia de recursos e insumos com maior produtividade do que nos procedimentos convencionais. De acordo com a diretoria do Paranacidade, os resultados obtidos indicam a adoção dos novos métodos de forma permanente, em sintonia com processos tradicionais.

MUNDIAL - O mês também é lembrado, no que se refere à Agenda 2030, em âmbito mundial. Em 2015, no dia 25 de setembro, todos os 193 Estados membros da ONU passaram a adotar a carta de intenções e o compromisso de desenvolver políticas públicas para alcançar as metas em benefício das pessoas, do planeta, da paz e a formação de parcerias, nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: a economia, a social e a ambiental.

Para mais detalhes sobre a Agenda 2030, os ODSs e a atuação da Sedu / Paranacidade, acesse o link: sustentabilidadeurbana.org.br/ods/ 

COMENTÁRIOS