AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
MUNICÍPIOS ASSUMEM

Em Assembleia, formalizada saída do Estado no consórcio do Centro de Especialidades

Ainda nesta assembleia, os 20 municípios que compõe a 5ª Regional de Saúde confirmaram a adesão ao CIS5RS

segunda-feira, 11 de novembro de 2019 - 19:44:00

Prefeitos e secretários de 15 municípios que compõe a 5ª Regional de Saúde, lideranças regionais do setor e representantes da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), juntamente com o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, deliberaram, nesta segunda feira (11 de novembro), a formalização da saída do Estado no consórcio do Centro de Especialidades. O ato ocorreu durante uma assembleia realizada no prédio do CEP (Centro de Especialidades do Paraná), em Guarapuava, e firmou a nova composição do CIS5RS (Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde), a partir da saída do governo estadual como ente. "Foi um processo unânime onde selamos o que já havíamos acordado em outubro com o governo estadual. A sensibilidade do Estado permitirá que o novo consórcio tenha apoio adicional do governo significando, em termos práticos, que vamos gastar menos com estrutura administrativa e investir mais no atendimento à população, oferecendo 50% a mais de consultas e exames. Isso vai nos permitir uma redução bastante significativa nas filas", afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Conforme o novo acordo, o Estado fará repasse mensal de mais de R$ 500 mil para o CIS5RS. "A partir do COMSUS, convênio firmado com todos os consórcios do Paraná para as ações de saúde programáticas, vamos dobrar o valor destinado a este consórcio. Além disso, vamos continuar incentivando financeiramente a administração deste prédio e para isso serão repassados outros recursos. São dois incentivos financeiros buscando unificar e fortalecer esse consórcio para fazermos uma política de assistência de qualidade em Guarapuava ao usuário do SUS de média complexidade", explicou o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto.

Além disso, a assembleia ainda contou com a aprovação, por unanimidade, da comissão provisória formada na última quarta-feira (06), para estabelecimento de alterações no protocolo de intenções que será submetido às Câmaras de Vereadores dos 20 municípios ainda este ano. "Com esta comissão, começamos os trabalhos para agilizar licitações e o processo seletivo. Estamos prevendo o início das atividades no primeiro quadrimestre de 2020", declarou Cesar Filho.

Ainda nesta assembleia, os 20 municípios que compõe a 5ª Regional de Saúde confirmaram a adesão ao CIS5RS. "Inicialmente quatro municípios haviam se retirado, mas fechamos agora com unanimidade. Todos vão integrar esse novo consórcio em substituição aos antigos, que serão extintos na seqüência. É importante ressaltar que, neste momento, não há nenhum  prejuízo ao atendimento dos consórcios existentes. Apenas quando estiver tudo pronto", finalizou o prefeito de Guarapuava.

COMENTÁRIOS