AgronegóciosEditais - Eleições 2020EducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
VIOLÊNCIA

Em meio à pandemia, Paraná registra pelo menos um crime a cada quatro minutos

Mortes violentas tiveram aumento de 14% neste ano

terça-feira, 20 de outubro de 2020 - 13:29:00

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o número de crimes registrados no Paraná registrou uma queda de 11,87% neste ano. Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, nos seis primeiros meses de 2020 foram registradas 65.071 ocorrências no estado, ao passo que no mesmo período do ano anterior haviam 73.837 registros.

Mesmo com a redução no número de crimes, os dados mostram que ao longo do primeiro semestre se registrou, pelo menos, uma ocorrência a cada quatro minutos. O levantamento considera os casos de morte violenta intencional, estupro, violência doméstica, roubo e furto, tráfico de drogas, posse e uso de entorpecentes e apreensão de arma de fogo.

Em números absolutos, o crime de roubo é o responsável pela maior parte das ocorrências no estado, com 19.008 registros neste ano.

Situação diferente, porém, aconteceu com os casos de violência doméstica, o segundo tipo de registro criminal mais comum no estado. Conforme os dados as denúncias registradas via 190 nos seis primeiros meses deste anos tiveram aumento de 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado,

Outra ocorrência em alta no estado são as chamadas Mortes Violentas Intencionais (MVI), categoria que engloba homicídios dolosos, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e o assassinato de e por policiais.

Casos de feminicídio e estupro têm queda no Estado

Além das denúncias de violência doméstica, os casos de homicídios contra mulheres também tiveram aumento neste ano. Por outro lado, os outros tipos de registro de violência contra as mulheres tiveram queda - a se verificar, entretanto, se é uma queda real das violências ou uma subnotificação dos registros em tempos de pandemia.

Durante a pandemia era esperado uma alta dos casos envolvendo violência doméstica por causa do isolamento social.

Paraná está em 2º em roubos ao comércio e residências

As estatísticas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram ainda que, nos seis primeiros meses de 2020, o Paraná foi o segundo estado com mais ocorrências de roubos contra estabelecimentos comerciais e contra residências, categorias que se enquadram na sessão “outros roubos”.

(Com Bem Paraná)

 

 

COMENTÁRIOS