Mais de 800 guarapuavanos são vacinados contra o sarampo

Doses seguem sendo ofertadas no Cisgap, das 7h às 11h15 e das 13h às 16h45, e em todas as UBS do município, de segunda a sexta feira, das 8h às 17h

17/02/2020 15H55

Para muitos guarapuavanos, a programação do fim de semana teve atenção especial à saúde. Nesse sábado (15 de fevereiro), o Dia D de prevenção ao sarampo contou com a abertura do Cisgap e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Morro Alto e Entre Rios II, em horário diferenciado. “A adesão da população foi ótima. Reforçamos que a campanha se estende até 13 de março. Pedimos que a população procure a Unidade de Saúde mais próxima com o cartão SUS, documento com foto e caderneta de vacinação para verificação da condição vacinal”, orientou a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha envolve o público de 5 a 59 anos, mas intensifica as ações para jovens de 20 a 29 anos que precisam procurar o SUS para receber uma dose extra. “O sarampo é uma doença grave que só pode ser prevenida pela vacina. Por isso, a Secretaria de Saúde está mobilizada nas campanhas de vacinação, para que doenças já consideradas erradicadas não retornem”, destacou o secretário de Saúde, Celso Goes.

Para a Mariele Noemi da Silva Diaz, de 24 anos, e o Jamilson Bine, de 27 anos, a prevenção é fundamental, já que o casal pretende viajar em breve. “Vimos uma grande divulgação para as pessoas da nossa idade. Viajamos bastante e viemos garantir que estará tudo certo”, afirmou Mariele. “Estamos nos preparando para viajar para fora do país, por isso, para nós, a prevenção é muito importante”, completou o programador, Jamilson. A estudante Gabrielly Silvério Garcia também tem viagem marcada e já garantiu sua proteção. “Estudo medicina na Argentina e como faço sempre este trajeto de idas e vindas, não pude deixar de me imunizar”, contou.

No Dia D outras doses também foram disponibilizadas. O Rodrigo José dos Santos foi com sua esposa, Neuraci de Jesus Gonçalves, e as duas filhas, Letícia e Amanda, completar as carteirinhas de vacinação da família. “Ficamos sabendo do Dia D e programamos o celular para não esquecer da vacina”, relembrou Rodrigo.

As doses seguem sendo ofertadas no Cisgap, das 7h às 11h15 e das 13h às 16h45, e em todas as UBS do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para quem ainda não se vacinou, a Amanda Gonçalves dos Santos deixou um conselho. “Dói um pouquinho, mas é preciso, tem que tomar”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais