Os anjos da Saúde e a exaustão profissional

* Por Janaína Naumann

09/01/2021 14H17

* Por Janaína Naumann, biomédica

Essa semana eu li um texto de uma paciente que está em tratamento de Covid-19 no Hospital Regional de Guarapuava que me comoveu profundamente.

A paciente, que é natural de Ponta Grossa, contou toda a sua trajetória, até chegar à UTI do Regional.

Contou sobre seus temores, seu medo sobre a doença e, principalmente, sua angústia de saber se conseguiria sair viva desta dura situação que já levou a vida demais de 200 mil brasileiros.

O que me tocou foi a sensibilidade dessa paciente, em reconhecer o trabalho incansável dos heróis da Saúde, que estão passando por um momento de exaustão profissional.

Devido ao seu estado clínico, a paciente contou que ela não podia beber água e que implorava constantemente para que alguém lhe desse líquido. Nessa hora, sempre, calmamente, um enfermeiro se dirigia até ela e molhava os seus lábios com um algodão embebido em água, até que ela se acalmasse e a vontade de beber cessasse.

Esse enfermeiro, com sua calma e dedicação, representa todos os profissionais de Saúde, que estão se doando de corpo e alma nessa batalha contra o coronavírus.

Mesmo longe de suas famílias, do risco iminente de serem contaminados, do excesso de trabalho (não há mais carga horária para esses profissionais), eles estão combatendo heroicamente a doença. E graças a eles, o vírus está sendo vencido!

Neste momento, a população brasileira precisa reconhecer e valorizar o trabalho de todos os profissionais da Saúde.

A exaustão profissional é realidade! Mas a realidade maior é a dedicação desses profissionais, que estão colocando a vida dos brasileiros à frente das suas próprias!

Mais do que nunca, os profissionais da Saúde merecem o nosso respeito!

 

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais