Paraná abre as portas das universidades estaduais para as cidades, diz Aldo Bona

02/11/2019 09H59

Ser o elo entre as sete universidades estaduais e os municípios, resolvendo problemas das cidades de maneira ágil e com custos menores. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, apresentou a prefeitos e lideranças nessa sexta feira (1] de novembro), durante o evento Governo 5.0, em Foz do Iguaçu, na Região Oeste, uma série de atividades que o órgão coloca à disposição das cidades paranaenses.

“Proporcionalmente falando, somos o maior sistema estadual de educação do País. São 100 mil alunos e sete universidades que realizam uma série de soluções para o Estado”, destacou. “Há sempre uma universidade próxima, em todas as regiões do Paraná”, completou Bona.

O Estado conta com as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Estadual do Paraná (Unespar), Ponta Grossa (UEPG),Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste). O superintendente citou alguns exemplos de como o órgão pode ajudar as prefeituras.

Ele citou a colaboração na construção de planos diretores municipais, organização de concursos públicos e testes seletivos e elaboração de projetos habitacionais e de regularização fundiária, entre outros. “As soluções estão dentro da universidade”, afirmou.

POPULAÇÃO

Aldo Bona lembrou, ainda, que a própria população pode se aproximar dos campus de ensino superior, através da oferta de cursos de idiomas, assessoria jurídica ou de clínicas veterinárias, mencionando alguns dos serviços ofertados. “Queremos e podemos colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses”, ressaltou o superintendente.

PALESTRA MAGNA

A palestra magna com Leandro Karnal, historiador e professor da Universidade de Campinas (Unicamp) encerrou nesta sexta-feira as apresentações do evento Governo 5.0.

Durante dois dias, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, secretários de Estado e presidentes de autarquias e empresas públicas apresentaram as soluções tecnológicas e inovadoras que estão pautando a administração estadual. A intenção é fazer com que o processo se espalhe por todos os 399 municípios do Estado, ajudando a transformar o Paraná no Estado mais moderno e inovador do País.

Deixe seu comentário:

Veja Mais