Rede de Solidariedade e Cuidado promove Parada Solidária nesse sábado (28)

Objetivo é arrecadar doações para o natal

27/11/2020 12H23

A Rede de Solidariedade e Cuidado está promovendo, desde o mês de abril, trocas solidárias nos bairros de Irati. O intuito da ação é dar suporte para a população em vulnerabilidade social do município. Agora, para encerrar as atividades do ano de 2020, a equipe está organizando uma Parada Solidária para que as pessoas da comunidade possam fazer doações com foco natalino. A Rede de Solidariedade e Cuidado integra a Central de Apoio e Integração de Projetos e Ações Coletivas, um programa de extensão da Unicentro realizado em conjunto com o DCE Reviva Unicentro e Movimento por uma Universidade Popular, e coordenado pela professora Claudia Magnabosco Martins. “É uma ação de continuidade da Rede, para ter um encerramento mais colorido, mais cultural, mais alegre com as famílias. Neste sentido mesmo de poder propiciar um final da atividade da Rede que contemplasse presentes, brinquedos, livros para a família toda, decoração de natal”, explica a docente.

A Parada Solidária vai funcionar no sistema de trocas: a pessoa leva algo para doação e recebe uma lembrancinha da equipe da Rede de Solidariedade e Cuidado. Podem ser doados livros, brinquedos, objetos de decoração natalina ou equipamentos eletrônicos usados. Em troca, quem colabora recebe uma muda de árvore frutífera ou florestal, uma muda de planta de jardim ou, ainda, um artesanato com temática de natal. As arrecadações serão reunidas em cestas de Natal e entregues para pessoas em vulnerabilidade social de Irati. “Vão ser contempladas as 120 famílias que estão sendo atendidas pela Rede até agora. As doações serão arrecadadas no dia 28, higienizadas, separadas em kits para as famílias”, complementa Cláudia.

A Parada Solidária vai ser neste sábado, dia 28, das 14h às 17h, no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior, conhecido como Batatão. A professora da Unicentro explica como vai funcionar o atendimento ao público que quiser colaborar. “Também com a situação da gente poder fazer uma ação com segurança, não causar nenhum tipo de aglomeração, ela vai ser feita em um circuito em que as pessoas podem ir de carro, moto ou bicicleta, cada um com um distanciamento de três a quatro metros entre seus veículos. Todos nós, que vamos receber, estaremos paramentados, não vamos receber diretamente, mas sim em caixas, com viseiras, álcool gel, máscaras, luvas, com toda a paramentação necessária”, acrescenta.

Paralelamente à ação, em uma parceria com o PET Engenharias, que é o Programa de Educação Tutorial dos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal da Unicentro, haverá a coleta de medicamentos vencidos e o recebimento de eletrônicos para descarte. Neste sentido, na tarde do dia 28 as equipes também estarão recebendo celulares, carregadores, cabos, notebooks, impressoras, CPUs, HDs, mouses, teclados, microfones, webcams, modems, câmeras fotográficas, controles remoto, secadores de cabelo, aparelhos de som, barbeadores, ferros de passar, máquinas de lavar, fogões, geladeiras e micro-ondas. Com essa outra frente da Parada Solidária, a coordenadora Claudia acredita que, além da solidariedade, a Rede consegue incitar reflexões também de consciência ecológica na população iratiense. “Surge com essa possibilidade também fazermos uma outra ação, que é a de lembrar as pessoas que o meio ambiente precisa ser cuidado, além das nossas relações de pessoa a pessoa, mas também essa relação com o ambiente maior, fazendo o descarte correto de materiais eletrônicos e também de medicamentos”, fala a coordenadora da ação.

A Rede de Solidariedade e Cuidado atua desde o mês de abril junto à comunidade de Irati com o objetivo inicial de minimizar os impactos da pandemia de coronavírus na vida das famílias mais vulneráveis do município. Desde então, a Unicentro e os parceiros que compõe a Rede vem realizando trocas solidárias de alimentos, roupas, calçados, materiais de higiene pessoal e de limpeza, máscaras de proteção, livros, brinquedos, utensílios domésticos e cartilhas com atividades pedagógicas e lúdicas.

Deixe seu comentário:

Veja Mais