Secretaria da Mulher inicia atividades do curso de serviços de cozinha

Atividades do curso seguem até 11 de março. Na próxima semana, as participantes iniciarão as aulas práticas da capacitação

18/02/2020 10H37

Guarapuava irá contar com mais profissionais de cozinha qualificados no mercado. Isso porque teve início nesta segunda feira (17 de fevereiro) o curso de Serviços de Cozinha, ofertado pela Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres. Foi um processo de seleção atento para escolher as integrantes que irão aprender mais sobre cuidados na cozinha, receitas, organização, segurança alimentar, entre outros temas, conforme destacou a diretora do Departamento de Gestão e Articulação, Andressa do Amaral.

''É uma turma que buscamos conversar previamente para que haja o menor número de evasão possível. A procura foi grande devido a importância do curso para o mercado e para as guarapuavanas, já que precisa de qualificação por questões básicas como corte, armazenamento e manipulação do alimento, questões de higiene. É um curso que vem para somar à vida das mulheres, dar segurança e preparo profissional para as que buscam abrir o próprio negócio''.

Segundo a coordenadora de cursos profissionalizantes/autonomia econômica da Secretaria da Mulher, Vandeca Chizini da Fonseca, “foram 112 pré-inscritos que passaram pelo processo de seleção com perguntas básicas sobre requisitos do curso e entrevista na sede da Secretaria para analisar a viabilidade e interesse dos candidatos. Após esse processo, selecionamos os 20 participantes”, explicou

Eliane dos Santos, de 42 anos, é moradora do bairro Primavera e já participou de diversas capacitações ofertadas pela Secretaria. “Já fiz diversos cursos e trabalhei em diversas funções, inclusive em cozinha. Hoje vim para me capacitar, mais uma vez, pois pretendo absorver o máximo de aprendizado de tudo que o curso pode oferecer para poder voltar com pé direito ao mercado de trabalho. A gastronomia é um mercado forte na cidade e o curso será um diferencial quando nos candidatarmos para essas vagas”, contou a participante.

Para ela, estar ativa no mercado é uma oportunidade de empoderamento da mulher, que muitas vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade. “Acredito que a autoestima da mulher é elevada quando ela investe tempo no cuidado próprio, na busca de conhecimento e realização de sonhos. Quando ela tem sua própria renda, ela alcança esses objetivos por um caminho mais independente e, com isso, tem mais orgulho de si e valoriza seu desempenho”, concluiu.

As atividades do curso seguem até 11 de março. Na próxima semana, as participantes iniciarão as aulas práticas da capacitação.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais