Secretaria de Saúde desmente dados divulgados por Rodrigo Crema sobre Covid-19 em Guarapuava

Áudios viralizaram nas redes sociais nesta sexta (20)

20/11/2020 17H08

O vereador Rodrigo Crema divulgou um áudio nas redes sociais sobre a situação de Guarapuava quanto ao enfrentamento ao Coronavírus. Logo em seguida o Secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires, publicou um áudio desmentindo Crema sobre a situação.

No áudio de Crema, ele fala que Guarapuava chegou no momento mais difícil para enfrentar a pandemia. Ainda de acordo com ele, informações repassadas pelo Doutor Frederico Virmond, é de que o Instituto Virmond estaria com dois pacientes entubados por covid-19, e não está credenciado pelo Sus, porque o Hospital Regional ficou responsável em atender até 40 leitos de UTI e só montou uma UTI de dez leitos e em segundo plano se lotasse seria remanejado para o Hospital São Vicente, porém o Hospital teria pedido descredenciamento, para voltar a fazer as cirurgias eletivas. “ Na data de hoje (20), estamos completamente lotados, o Hospital Regional está sem vagas para UTI, de dez leitos está com 18 leitos em estado grave. Ontem (19), o São Vicente atendeu mais de 100 pacientes com covid, a urgência municipal atendeu mais de 200 pacientes e eu como cardiologista não poderia fazer diagnostico, mas estou fazendo de três a cinco diagnósticos por dia em nossos pacientes cardíacos. Chegamos em um momento alarmante”.

Crema ressalta ainda, que o momento é de se cuidar, de aumentar o álcool em gel, diminuir a aglomeração, de cuidar dos familiares, principalmente os idosos, pessoas com comorbidades. “ Estamos chegando no maior momento crítico que Guarapuava já viveu frente a qualquer doença”.

Em outro áudio divulgado nas redes sociais pelo Secretário de Saúde, Jonilson Pires, ele rebateu as informações de Rodrigo, e afirmou que tem alguns pontos divergentes no áudio de Crema, que não corresponde as realidades dos fatos, como a questão dos leitos de UTI do RH, que Crema afirma que tem dez, porém segundo o Secretário tem 20. O Secretário informa ainda, que hoje Guarapuava tem uma ocupação de 75% dos leitos de UTI.

Pires informou também, que a saúde está trabalhando desde a semana passada com o aumento de casos e se preparando a nível de assistência hospitalar. “Já estamos tomando as providências, estamos em constante conversa com a regional de saúde, para que, possamos tomar as devidas providências quanto aos leitos de UTI. Houve um aumento de procura nas unidades de saúde porque o vírus está circulando de forma mais acentuada. O número de casos aumentou e é natural que as pessoas que tenham qualquer sinal, qualquer suspeita procurem o serviço de saúde.

O secretário finaliza o áudio dizendo, que é preciso ter cuidado com a disseminação de informação, porque pode acabar gerando um alarde, um pânico, uma ansiedade e até uma procura desenfreada nas unidades de saúde em relação a isso. “O bom senso nesse momento é importante, é preciso primeiramente buscar as informações reais para depois disseminar para população estas informações”.

CONFIRA OS ÁUDIOS QUE ESTÃO CIRCULANDO NAS REDES:

Dr Rodrigo Crema : 

 
<strong style="font-family: Interstate, " lucida="" grande",="" "lucida="" sans="" unicode",="" sans",="" garuda,="" verdana,="" tahoma,="" sans-serif;="" font-size:="" 10px;="" white-space:="" nowrap;="" color:="" rgb(0,="" 0,="" 128);"="">

Deixe seu comentário:

Veja Mais