Secretaria de Saúde realiza matriciamento em pré-natal para profissionais da rede pública de saúde

Os encontros serão durante esta semana, reunindo médicos, enfermeiros e coordenadores de unidades de saúde de Guarapuava

22/04/2024 16H10

Durante esta semana, a Prefeitura de Guarapuava, por meio do Departamento de Saúde da Mulher e da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza atividades de matriciamento em pré-natal. O primeiro encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (22 de abril), no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Todos os dias, até sexta-feira (26), diferentes grupos de médicos, enfermeiros e coordenadores das unidades de saúde da cidade devem ser reunidos.

O matriciamento tem como objetivo o fortalecimento de ações e condutas a serem realizadas durante o pré-natal, reforçando o uso de protocolo para que as gestantes tenham um atendimento completo, de qualidade e seguro. As reuniões são ministradas pela Diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Sueli Ribeiro, e o Médico Ginecologista e Obstetra, Gabriel Massaro.

“O intuito do matriciamento é capacitar os profissionais para que alinhem as condutas, sigam o protocolo municipal. Assim, fortalecendo as ações para que a mãe e a criança tenham uma gestação e um nascimento felizes e livres de complicações”, expressou Sueli.

Durante o encontro, diversos assuntos referentes ao atendimento pré-natal são discutidos. Todos têm abertura para expressar suas dificuldades, com o intuito de que que a melhor solução seja encontrada, além de trocar experiências.

“O matriciamento está sendo bastante esclarecedor, com profissionais competentes da nossa cidade. Então, eu acredito que esse tipo de curso que vem para nós da rede básica, é primordial para que a gente faça um pré-natal bom. E também para que as coisas aconteçam da forma que tem que ser, para diminuir a mortalidade materna e infantil, que é o nosso objetivo”, comentou Sara Massuqueto Dias, enfermeira da rede pública de saúde.

Deixe seu comentário:

Veja Mais