Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!

* Por Daniela Zorzetti

10/08/2020 15H34

* Por Daniela Zorzetti

A nossa vida é uma somatória de acontecimentos e fases. Cada dia um novo dia! Mas em todos eles carregamos conosco todas nossas aventuras, desafios, conquistas, derrotas....

Quem viveu um único dia dentro do escotismo, sabe a diferença que fez em sua vida!

Todos os grupos escoteiros carregam em si a magia da união, da alegria, da superação. Por isso uma vez escoteiro, sempre escoteiro! “A promessa que um dia fiz junto a ti, para toda a vida a prometi!” promessa de ajudar ao próximo, à pátria e respeitar as leis, um movimento feito para o jovem que com a ajuda de adultos voluntários, promovem o seu próprio desenvolvimento. O escotismo acredita que com pequenas ações, podemos fazer um mundo melhor, formando cidadãos ativos em suas comunidades e no mundo, baseados em valores comuns.

O sistema de patrulhas (equipes) incentivam a socialização e a solidariedade. Aprendem através da ação, da observação, do descobrimento, elaboração e inovação que soma um conceito que possibilita experimentar, imaginar, sonhar, projetar, construir, criar e recriar a realidade.

O Escotismo é um movimento educacional (não formal), que colabora com a família, a escola e outras instituições na formação de crianças e jovens em diversas faixas etárias respeitando as fases e particularidades de seu desenvolvimento físico e intelectual.

Há 30 anos, realizei o sonho de me tornar escoteira, e junto comigo meus cinco filhos também o são. Um orgulho que extrapola o coração de mãe e escotista.

E essa semana os dois grupos dos quais fazem parte de nossa trajetória, estão sendo homenageados.

Em Marília/SP, o líder do Grupo Escoteiro Cristo Rei por mais de 50 anos, foi o nosso grande mestre Minhão. Nasceu no Canadá como Jean Paul Lebeau, se tornou o religioso católico Irmão Hermínio e para nós simplesmente o Minhão! Um homem muito a frente de seu tempo, professor, sempre inovando, com um sorriso largo e um grande espírito aventureiro. Levou-nos para lugares que pareciam inatingíveis, lagos, rios, montanhas, litoral, sempre ligando a nossa história, geografia, arte, química, religiosidade em grandes e inesquecíveis aventuras. E agora, dia 12 de Agosto, será inaugurada a Praça Jean Paul Lebeau com o seu busto de bronze para marcar na comunidade, a presença daquele que tanto fez por gerações de famílias escoteiras ou não.

Em Guarapuava/PR, dia 10 agosto marca os 36 anos de fundação do Grupo Escoteiro Guara Puava 34PR. O grupo mais antigo em atividade no município que mantém viva a chama acesa por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907 na Inglaterra e que hoje agrega mais de 54 milhões de integrantes do movimento escoteiro nos cinco continentes. E mesmo em tempos de pandemia e isolamento social, está organizando grandes ações on line e drive-thru em comemoração ao aniversário.

Em 2001, tive a grata satisfação de unir os dois grupos em um grande acampamento aqui na terra de Guairacá, momentos tão especiais que carregam sentimentos de emoção, amizade e cumplicidade.

Não menos importante ainda celebrou no dia 1º de Agosto, o Dia Mundial do Escotismo em homenagem ao 1º Acampamento realizado na Ilha de Brownsea por Baden-Powell em 1907 e o dia 06 de agosto é lembrado como o Dia do Chefe Escoteiro, pois no ano de 1920, esse foi o último dia do primeiro Jamboree Mundial realizado também na Inglaterra e lá BadenPowell foi proclamado como “Escoteiro-Chefe-Mundial”.

O fato é que a união para fazer um mundo melhor, modifica o indivíduo e toda sociedade.

“Uma vez, escoteiro! Sempre Escoteiro! Um por todos! Todos por um! Nosso lema! Sempre Alerta! Servir!”

* Chefe Daniela Zorzetti

Professora de História

Integrante da Equipe de Comunicação do GE Guara Puava 34PR

Diretora Cultural do CTG Fogo de Chão

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais