Unicentro e Mutirão TEC do Bem fornecem escudos faciais para Polícia Científica do Paraná

Nessa semana, a Unicentro e o Mutirão TEC do Bem repassaram 100 face shields para a Polícia Científica

05/04/2020 17H16

Proteger e dar mais segurança para os profissionais da área da saúde durante os atendimentos nesse período de pandemia de coronavírus é o objetivo dos voluntários, entidades e instituições de Guarapuava que se uniram para a produção, a partir da impressão 3D, de face shields. Os escudos faciais estão sendo produzidos há dez dias pelo Mutirão TEC do Bem, do qual a Unicentro faz parte. A iniciativa, divulgada nos canais de comunicação da Unicentro, segundo o diretor da Central de Relações Institucionais, Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade da Unicentro (Crie), professor Marcio Fernandes, chamou a atenção do IML (Instituto de Medicina Legal), vinculado à Polícia Científica do Paraná.

“A Polícia Científica do Paraná, ao qual o IML é vinculado, ficou sabendo desse mutirão em Guarapuava – envolvendo várias pessoas, entidades, empresas , envolvendo a Unicentro também – e acabou fazendo uma sondagem, se seria possível esse mutirão fornecer 200 escudos faciais para que pudessem ser distribuídos para o IML todo – são 18 unidades no estado. Nós fizemos uma consulta ao grupo que, prontamente, entendeu a dimensão do que estava sendo requisitado e, nos dias seguintes, nos dedicamos com força a esse mutirão, a esse atendimento”, discorre Marcio.

Os escudos faciais serão utilizados pelos profissionais do Instituto Médico Legal durante a realização dos exames de necropsia. Segundo o diretor-geral da Polícia Científica no Paraná, Luiz Rodrigo Grochoki, “os equipamentos de proteção individual (EPIs) são fundamentais para a atividade da perícia criminal, garantindo a proteção individual dos médicos legistas e auxiliares de necrópsia, dos vestígios analisadas e da população que, por motivos diversos, se dirige as unidades do IML”.

Nessa semana, a Unicentro e o Mutirão TEC do Bem repassaram 100 face shields para a Polícia Científica e, nos próximos dias, um segundo lote, com a mesma quantidade de escudos faciais, será entregue. Essas 200 unidades serão distribuídas entre as 18 sedes do IML, localizadas no interior do estado e na capital. “Nós estamos, assim, muito gratos como instituição. Em nome da instituição eu tenho muito a agradecer, isso vai ajudar muito aos nossos profissionais, porque os EPIs sempre foram muito importantes na nossa atividade. Mas, hoje, com essa mobilização todo por conta do vírus, a gente está adotando cuidados redobrados em todos exames, tanto do IML quanto do Instituto de Criminalística. Então, com a entrega dessas 200 máscaras, vai dar um fôlego pra gente. Só temos a agradecer”, finaliza a chefe da unidade da Polícia Científica de Guarapuava, Tatiane Prussak.

Deixe seu comentário:

Veja Mais