Vacina contra o sarampo pode ser feita até 30 de agosto em Guarapuava

Até o momento, mais de 19 mil doses dessa vacina foram aplicadas em Guarapuava

11/07/2020 13H00

Guarapuava segue intensificando a prevenção para erradicar o sarampo no município pelos próximos 20 anos e, para isso, continua com a campanha de vacinação até 30 de agosto para pessoas que tenham entre 20 e 49 anos. “A vacina deve ser tomada independente de quantas doses a pessoa já tenha tomado. O sarampo é tão contagioso quanto o novo coronavírus e, neste momento de pandemia, a população precisa se proteger contra qualquer doença, para fortalecer o sistema imunológico”, ressaltou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

Até o momento, mais de 19 mil doses dessa vacina foram aplicadas em Guarapuava, contudo, a cobertura na cidade ainda precisa ser ampliada. “Estamos intensificando as ações porque já temos sarampo no município e temos recebidos fichas de notificação de casos em investigação. Isso mostra que o vírus está circulando e que a vacinação é imprescindível”, completou Chayane.

A vacina está disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), exceto no Parque das Árvores, de segunda a sexta-feira. No Cisgap também há doses disponíveis durante a semana, com exceção nas quintas, quando são aplicadas somente doses de BCG em crianças recém-nascidas. Para receber a dose é necessário ter em mãos a carteirinha de vacinação, um documento com foto e cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Vale lembrar que a Secretaria de Saúde também disponibiliza informações no Fala Saúde. O aplicativo apresenta o histórico de vacinas do usuário, podendo enviar avisos e lembretes sobre vacinação e outras assuntos. Para utilizar, basta estar com o cadastro atualizado na UBS.

Deixe seu comentário:

Veja Mais