A Educação e os professores têm o maior desafio da história do País

16/10/2021 15H26

Nos últimos 19 meses, o País girou em torno da Saúde e da ciência! E valeu a pena, pois estamos vencendo um dos maiores adversários que já tivemos em nossas vidas: a pandemia.

Ao longo desses meses, os profissionais da Saúde foram intensos, e ainda há um longo caminho a trilhar.

Porém, com a luz no fim do túnel de que a pandemia está próxima do controle (não do fim, pois isso ainda vai demorar), um novo setor também está recebendo um dos maiores desafios da nossa história: a Educação e os professores.

Desde o início da pandemia, os profissionais da Educação tiveram que se adaptar a cada momento, a cada nova realidade, a cada período do “abre e fecha”. E isso foi feito com muita dedicação e profissionalismo.

Nas últimas semanas, os profissionais da Educação estão se adaptando ao retorno às aulas presenciais, com as regras de distanciamento, com o uso de máscaras (que dificulta a comunicação) e com a missão de transmitir conhecimento aos estudantes.

Esta mudança drástica no processo de ensino/aprendizagem, com os diferentes graus de conhecimento adquiridos pelos alunos durante esses 19 meses (alguns têm mais facilidade de acesso e domínio da internet, enquanto outros menos), está trazendo à tona o desafio de manter a qualidade educacional, num período pós pandemia, onde esse processo foi completamente bagunçado.

Enquanto a Saúde e a Ciência asseguraram a vida a todos nós, a Educação tem a missão de assegurar o futuro das nossas crianças e jovens.

Tenho certeza que este desafio será vencido, pois os profissionais da Educação são incansáveis, e sua atividade vai muito além de uma profissão: é uma missão de vida.

Parabéns aos professores e a todos os profissionais da Educação, que estão com o futuro do nosso País em suas mãos (ou lousas, ou telas, ou em qualquer meio que lhe seja proporcionado, pois excepcionais na arte do ensinar)!

Janaína Naumann

Biomédica, mestre em Tecnologia em saúde. Docente no ensino superior com experiência em gestão educacional. Atualmente é Presidente da Associação Paranaense de Biomedicina APRBM, Conselheira Titular do Conselho Federal de Biomedicina - cfbm e Vice pr

Deixe seu comentário:

Veja Mais