A influência da moda no cinema

* por Expressiva Modas

09/10/2021 14H15

arte: Mariana Valente

Não é de hoje que a indústria da moda percebeu o vasto potencial promocional existente no cinema, da mesma forma que o cinema entendeu que seria impossível ambientar narrativa e personagens em um dado período da história ou cultura sem uma atenção especial aos figurinos.

Essa união entre cinema e moda perdura há anos. Ambos são autênticos vendedores de sonhos. Quem assiste se imagina vivendo as situações em cena. Já os atores e atrizes são capazes de influenciar estilos de vida, o que reflete diretamente na maneira de se vestir. Um exemplo clássico disso é o caso do jeans. Até a década de 1950 o material era considerado tecido para roupas de trabalho, mas com a ascensão hollywoodiana de Marlon Brando e James Dean, com o estilo descolado de blue jeans & t-shirt, as peças ganharam o gosto do público e alcançaram o status que se mantém até hoje.

Na imagem a direita Marlon Brando, e na esquerda James Dean.

Reprodução: denimology.com  

Foi assim que as grandes marcas viram nessa reação do cinema sob o público a oportunidade de transformar as produções e os artistas em vitrines, a partir da visibilidade que eles possuíam. Dessa forma, passou a ser muito comum a assinatura de estilistas em figurinos das produções. Um dos mais clássicos exemplos é a do lendário vestido “pretinho básico” usado por Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (1961), assinado por Hubert de Givenchy.

Audrey Repburn no filme Bonequinha de Luxo com o vestido assinado pelo estilista francês Hubert de Givenchy. Recentemente foi leiloado por 807 mil dólares, o que corresponde a 4.620 milhões de reais.

Reprodução: nsctotal.com.br

Mas por que esse vestido faz tanto sucesso depois de 60 anos? Por que ele é um modelo atingível - claro, tirando o fato dele ser um Givanchy. O estilo é simples, porém glamuroso. O público pode facilmente reproduzir o modelo e assim se conectar com a personagem e a atriz, coisas que acontecem até hoje não só através dos filmes, mas também das séries e programas de televisão.

Até chegar às araras das lojas a moda faz um caminho, onde tem como um de seus principais meios de transporte a indústria cinematográfica. “A moda é sempre uma reinvenção”, é o que diz o estilista e professor brasileiro Mário Queiroz. Ela busca referência no passado para lançar novas tendências, e o cinema é uma grande porta para entender o comportamento das pessoas. São os detalhes da sétima arte que a tornam tão única. E são nesses aspectos que a moda se alia no cinema. O figurino é responsável por transmitir traços na personalidade do personagem, embasar um período histórico, enfim, dar sentido à obra.

No filme Cruella, lançado em maio deste ano, foi apresentado ao público grandes referências de moda. Para a personagem de Emma Stone, os looks foram inspirados no movimento punk-rock londrino de 1970 com referências a criações de estilistas de renome, como Dior e Chanel.

O vestido de fogo. Cruella chega com uma capa branca e num determinado momento ‘pega fogo’, revelando um flamejante vestido vermelho sereia.

Reprodução: Pinterest

Mais uma vez podemos observar o que Mário Queiroz nos diz sobre a moda, que ela recupera tendências, se reinventa e se projeta para o futuro, assim como os movimentos que estamos presenciando, como a volta das t-shirts e das calças mom.

Referências

https://mondomoda.com.br/2021/06/07/cruella-figurinos/

https://vejario.abril.com.br/blog/julia-golldenzon/moda-cruella-figurinos/

https://www.passaportefashionista.com/a-influencia-da-moda-no-cinema/

https://www.jornalismo.ufv.br/cinecom/o-cinema-ditando-a-moda-atraves-dos-tempos/

https://casavogue.globo.com/LazerCultura/noticia/2017/07/influencia-da-moda-no-cinema.html

https://emais.estadao.com.br/noticias/moda-e-beleza,o-cinema-e-a-maior-referencia-da-moda,1552961

https://harpersbazaar.uol.com.br/moda/fashion-film-cruella-e-sua-relacao-com-a-moda/

Expressiva

Há mais de 30 anos atuamos em Guarapuava e há 3 em Curitiba, oferecendo aos nossos clientes a possibilidade deles expressarem quem eles realmente são com as peças de roupas, calçados e acessórios das marcas que são as maiores referencias de moda no B

Deixe seu comentário:

Veja Mais