“A Inteligência Emocional é uma das chaves que abre as portas do sucesso”, afirma professor Roberto Sene

Entender e saber lidar com a Inteligência Emocional é indispensável no setor educacional

16/06/2021 10H57

É certo que não existe uma fórmula definitiva para assegurar o sucesso aos jovens estudantes, seja em qual área for. Porém, existem ferramentas que contribuem, e muito, para que os jovens consigam conquistar cada vez mais espaço no mercado. Entre estas ferramentas está a Inteligência Emocional, que detectada e trabalhada da forma correta, é uma ferramenta a mais na vida dos estudantes no atual mundo digital e globalizado.

“Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis, fazendo escolhas conscientes e adquirindo uma melhor qualidade de vida”, explica o professor Roberto Sene, diretor do Colégio Fera, de Guarapuava.

De acordo com o professor, quem tem Inteligência Emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida e se acumulem de forma a reproduzir ou criar traumas e doenças psicossomáticas.

Os pilares da Inteligência Emocional, segundo Rodrigo Fonseca (autor dos livros: Emoções - A Inteligência Emocional Na Prática!; e Inteligência Emocional para Pais), são:

- Autorresponsabilidade: capacidade de assumir a responsabilidade por todas as coisas que acontecem na vida, seja o sucesso, fracasso, erros ou acertos;

- Percepção das Emoções: reconhecer as emoções humanas, tanto as próprias quanto das pessoas ao redor, identificando a mensagem que trazem;

- Gerenciamento das Emoções: conscientização da sua reação (resposta emocional) diante de cada emoção, adequando-as;

- Foco: o foco determina o resultado, sendo assim, capacidade para focar nos aspectos positivos das pessoas e situações;

- Ação: somente pela ação enfrentamos o medo, tristeza e raiva; encontramos a alegria e o amor, gerando resultados e concretizando nossos sonhos.

Por que é importante desenvolver a Inteligência Emocional?

A vida é cheia de desafios diários: metas, prazos, reuniões, família, filhos, relacionamentos, saúde e inúmeras decisões a serem tomadas. “Em qualquer âmbito da vida, as pessoas estão sendo observadas, avaliadas e cobradas o tempo todo, o que faz com que vivemos em uma pressão constante. Este é um contexto que pode ser muito estressante e desgastante, especialmente para quem não possui equilíbrio emocional”, acrescenta Roberto Sene.

Isso acontece porque as emoções estão em toda parte e todas as pessoas vivem direta ou indiretamente sob o impacto delas.

“A cada dez brasileiros do mercado de trabalho, nove apresentam sintomas como ansiedade e depressão. Os dados foram divulgados pela Isma-BR, representante brasileira da International Stress Management Association. Justamente por isso, a Inteligência Emocional é tão necessária nos dias de hoje”, ilustra o professor.

Com o avanço da Inteligência Artificial, a sociedade caminha para um novo patamar: não mais dependente das máquinas, mas sim, utilizando-as em prol da sociedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que até 2030, a depressão ocupe o primeiro lugar como causa de invalidez no mercado de trabalho. Além disso, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão ou ansiedade no mundo inteiro.

“Racionalmente, ninguém escolheria ser ansioso, depressivo ou explosivo. Mas, a maioria das pessoas fazem isso constantemente. De modo geral, isso acontece porque o cérebro emocional é muito mais rápido que o cérebro racional. Enquanto as emoções levam o ser humano à ação, sua razão continua pensando e analisando. Entender que somos movidos principalmente pela emoção é o primeiro passo para começar a desenvolver a Inteligência Emocional”, diz Sene.

BENEFÍCIOS

Os principais benefícios da Inteligência Emocional, são:

- Aumento da autoestima e autoconfiança;

- Redução de conflitos em relacionamentos interpessoais;

- Direcionamento competente das emoções;

- Aumento do nível de comprometimento com metas de vida;

- Senso de responsabilidade e melhor visão de futuro;

- Compreensão da visão de mundo e dos sentimentos das outras pessoas;

- Enriquecimento do relacionamento interpessoal;

- Equilíbrio Emocional;

- Desenvolvimento da comunicação e poder de influência;

- Aumento do nível de felicidade;

- Superação de barreiras;

- Clareza nos objetivos e ações;

- Melhora na capacidade de tomada de decisão;

- Melhor administração do tempo e melhora significativa da produtividade;

- Diminuição dos níveis de estresse;

- Maior realização pessoal, familiar e profissional;

- Aumento da qualidade de vida, mais disposição, vitalidade e bem-estar.

COMO DESENVOLVER

Saber reconhecer as emoções e como elas influenciam suas ações é fundamental para ter mais qualidade de vida e equilíbrio.

“O que muitos não sabem é que todas as pessoas possuem a habilidade de desenvolver cada uma de suas emoções — conhecendo, percebendo e administrando melhor os estímulos que chegam ao cérebro emocional. O Colégio Fera vem trabalhando intensamente os seus alunos no desenvolvimento da Inteligência Emocional, pois acreditamos que as pessoas são fundamentais para o mundo, cada uma em sua habilidade. Acreditamos que a Inteligência Emociona lé uma das chaves para que as pessoas tenham sucesso na sua vida pessoal e profissional”, conclui Roberto Sene.

QUER SABER MAIS?

- Colégio Fera

- Rua Vicente Machado, 1895 | Guarapuava - PR

- Fone: (42) 3623-7090 | Whatsapp: (42) 9 9857-5276 | colegiofera@colegiofera.com.br

 

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais