A Medicina está vencendo a luta contra o novo coronavírus

* Por Janaína Naumann

28/06/2020 10H04

* Por Janaína Naumann

Nos últimos meses está quase impossível assistir a noticiários, né? É muita informação negativa ao mesmo tempo, principalmente sobre o avanço da pandemia de coronavírus e seu braço negro, que está causando a morte de dezenas de milhares de brasileiros.

Porém, em meio a esse cenário cinzento, existem boas notícias sobre a luta da Medicina contra o Covid-19 (novo coronavírus). Pesquisadores do Mundo todo estão trabalhando incansavelmente para derrotar esse vírus, e amenizar o sofrimento mundial.

Porém, essas conquistas, muitas vezes pequenas, se perdem em meio ao terrorismo televiso, no meio de dezenas de longas matérias negativas, se perde uma pequena passagem, de uma conquista dos pesquisadores.

Por isso, separei algumas dessas conquistas, que estão contribuindo e nos trazendo esperança. Pois a maior certeza de todas é que venceremos a pandemia e estamos esperançosos que será o mais rápido possível.
Confira os avanços dos últimos dias:

Covid-19: vacina deve estar pronta no início de 2021, afirma OMS
As pesquisas com relação a uma vacina que poderá ajudar no controle da covid-19, doença causada pelo coronavírus, continuam no mundo todo. Uma delas se mostra bastante promissora, como a da Universidade de Oxford, que está em fases avançadas de testes. A expectativa dos estudiosos que a investigam é que ela continue apresentando eficácia, para que sua produção seja iniciada e disponibilizada para a população.

Dexametasona já é utilizada para tratar casos graves de covid-19
Após resultados satisfatórios em tratamentos de pacientes que necessitavam de ventiladores ou suplementos de oxigênio, a utilização da dexametasona já está ocorrendo em hospitais brasileiros para casos graves de coronavírus, surgindo como a alternativa mais viável e cientificamente comprovada de medicamentos que aliviam os sintomas da covid-19 e com potencial para ser aplicada em larga escala.

Covid-19: USP e Fiocruz pesquisam anticorpos para vacina
Em Ribeirão Preto (SP), cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade de São Paulo (USP) trabalham juntos para criar uma vacina contra o novo coronavírus. Ainda em estudos iniciais, os pesquisadores estão analisando antígenos vacinais.

Vacina de Oxford contra covid-19 tem cadeias de produção iniciadas
Em entrevista à agência de notícias italiana ANSA, o presidente do conglomerado farmacêutico AstraZeneca PLC na Itália, Lorenzo Wittum, afirmou que a fabricante de medicamentos já deu início a “diversas cadeias de produção” da vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em “vários continentes”.

Estes são alguns dos avanços da última semana, entre 17 e 23 de junho. Mas há muito mais surgindo por aí. Por isso, não se desespere com o excesso de informações negativas, que querem conquistar audiência para os meios de comunicação. Filtre o que for realmente importante.

O MAIS IMPORTANTE: Siga as orientações de prevenção. Hoje, essa é a maneira mais eficaz que você pode auxiliar a combater esse vírus, que veio para transformar a realidade em que o mundo vive.
Fique bem, seja paciente, vamos sair dessa!

 

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais