A Páscoa Cristã: muito além dos ovos de chocolate

* Por Professor Saulo

16/04/2022 15H17

Páscoa… todos conhecem. Porém, qual é o significado da comemoração da Páscoa para a maioria das pessoas do mundo? O que as pessoas celebram? Há em suas mentes algum real motivo para celebrar a Páscoa? E nós, cristãos, o que comemoramos? Nossa Páscoa tem sido comemorada com o real significado bíblico?

Para o comércio, a Páscoa é um momento de impulsionar as vendas, de atrair os fregueses pela doçura do chocolate. Porém, a Páscoa vai muito além dos ovos de chocolate.

A Páscoa cristã é o cumprimento da promessa de libertação do cativeiro espiritual, das algemas que mantêm a alma cativa. Isso para todo o que crê no Unigênito Filho de Deus.

A Páscoa cristã traz consigo o significado de uma reconciliação de Deus com o Seu povo. Desde a queda da humanidade, representada em Adão, o homem teve sua comunhão com Deus rompida e passou a necessitar desesperadamente de uma reconciliação. Mas, a desgraça maior era que ele, por si só, não conseguiria jamais alcançar esta reconciliação se Deus não se movesse em direção a ele. 

A Páscoa cristã é tempo de reconciliação. Não que a reconciliação ocorra somente na época da festa, mas sempre que há reconciliação é “festa de Páscoa”. Jesus foi “sacrificado”, “imolado” na festa da Páscoa judaica.

A Páscoa cristã é tempo de reconciliação com Deus, por meio do sacrifício de Jesus Cristo.

Nesta festa comemoramos a vitória da vida. Depois do sacrifício do Cordeiro Pascal de Deus, podemos celebrar a vida de maneira definitiva.

Páscoa é tempo de celebrar a vitória do Cordeiro de Deus sobre o império das trevas. É tempo de celebrar a nossa própria vitória em Cristo Jesus.

Definitivamente, a festa da Páscoa conforme temos visto não possui o mesmo significado da Páscoa cristã. Os cristãos celebram a Páscoa porque ela é a principal festa cristã. 

Portanto, a Páscoa cristã é tempo de festa, pois ela proporciona aos que são de Cristo: Libertação; Reconciliação; Vitória.

Por tudo isto, este Domingo de Páscoa deve ser um momento de reflexão, onde podemos nos encontrar e renascer.

Uma Feliz Páscoa a todos os Cristãos!

 

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais