Abertura da 42ª edição dos Jesp é marcada por solenidade emocionante em Guarapuava

Abertura da 42ª edição dos Jogos Estudantis da Semana da Pátria é marcada por solenidade emocionante em Guarapuava

12/09/2025 18H50

Foto: Secom

Na tarde desta sexta-feira (12 de setembro), o Ginásio Joaquim Prestes foi palco da abertura oficial da 42ª edição dos Jogos Estudantis da Semana da Pátria (Jesp), maior competição escolar de Guarapuava. A solenidade contou com a participação de autoridades municipais e estaduais, professores, atletas, estudantes e familiares, marcando o início de mais uma edição histórica do evento.

A cerimônia iniciou com a entrega dos troféus aos três primeiros colocados de cada categoria da última edição, seguida pelo desfile das escolas participantes, que entraram com suas bandeiras e realizaram a volta olímpica na quadra. Em um momento simbólico, a condução da tocha olímpica antecedeu a abertura oficial, realizada pelo professor criador do Jesp, Sílvio Fraguas, que entregou-a ao prefeito Denilson Baitala.

“Que momento! Para mim é um orgulho estar prefeito de Guarapuava hoje e poder homenagear o homem que transformou o esporte na nossa cidade, o professor Sílvio Fraguas. Vejo aqui vários atletas e professores que fizeram parte da minha história. Temos a obrigação de trabalhar por Guarapuava e de ter orgulho dessas crianças, porque vocês são o futuro. Viva Guarapuava! Guarapuava abraça vocês!”, destacou o prefeito.

O deputado estadual Artagão Júnior também participou da solenidade e ressaltou o significado do esporte na vida dos jovens. “Que festa bonita, que festa animada! Hoje é dia de pouca fala e muita celebração. Esporte é vida, esporte é saúde e é também um futuro melhor. Parabéns a todos os envolvidos e um bom Jogos Estudantis para todos”, afirmou.

O professor Sílvio Fraguas, idealizador do Jesp, relembrou a trajetória da competição, que começou em 1978. “Iniciamos essa história com pouco mais de uma dezena de escolas. Hoje, 60 instituições fazem parte desta festa escolar. Vocês merecem esse evento. Obrigado, Guarapuava!”, declarou.

A abertura contou também com uma apresentação especial do grupo Ginasloucos, de Dourados (MS). O espetáculo encantou a plateia com enterradas acrobáticas de basquete realizadas de forma criativa e interativa, combinando música, humor, animação e a participação do público.

Para os estudantes, a emoção também foi grande. O aluno do 2º ano do Colégio Alfa e atleta de basquete, Pedro Augusto, compartilhou a expectativa da equipe. “A nossa expectativa é conquistar o primeiro lugar, porque nosso time é o mesmo que representa a cidade. Todo mundo acredita em nós. A abertura foi muito bonita, a apresentação está de parabéns, realmente divertiu muito a plateia”, afirmou.

Promovido pela Prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Secretaria de Educação e o Núcleo Regional de Educação do Estado, o Jesp reúne em 2025 60 instituições de ensino e mais de 50 modalidades esportivas, entre coletivas e individuais, como futsal, vôlei, basquete, handebol, taekwondo, ciclismo, cabo de guerra, dama, xadrez e natação.

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais