Abril Azul: Ação da Prefeitura de Guarapuava proporciona emissão da Carteirinha do Autista no Município

Ao todo, mais de 50 carteirinhas foram emitidas

19/04/2024 15H39

Inclusão, respeito e garantia de direitos, ação conjunta da Prefeitura de Guarapuava e do Governo do Estado do Paraná proporciona mutirão de confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) no Município. A iniciativa teve como objetivo marcar o mês de abril e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. 

“A confecção da CIPTEA é muito importante para Guarapuava, por que ela garante vários direitos. Entre eles, o acesso direto e prioritário à saúde, à assistência social, à cultura, ao lazer e ao esporte dentro do Município e no Estado. Essa ação é uma parceria do Governo do Paraná e está acontecendo em todas as cidades do Estado em abril, que é o Mês Azul de Conscientização sobre o Autismo. As pessoas que não possuem todos os documentos necessários estão sendo orientadas a como acessar diretamente o sistema do governo para adquirir a carteirinha quando reunirem toda a documentação”, enfatiza Cibeli Tozzi, assistente social e coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. 

Em Guarapuava, a ação foi realizada por meio das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, junto com o Núcleo de Educação Estadual e as entidades socioassistenciais AGMA (Associação Guarapuavana Mundo Azul) e APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).

Ana Paula Rodrigues, mãe de Benjamin Rodrigues, 7 anos, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), expressa a importância da ação na garantia dos direitos do filho e de outras crianças e pessoas com o mesmo diagnóstico. 

“Essa carteirinha vai ajudar bastante a identificar as prioridades e direitos que ele tem. Este documento é muito importante, porque ainda temos dificuldade em saber identificar eles (autistas). Somente com essa carteirinha que a gente consegue identificar, não tem outra maneira. Agora teremos acesso a todos os direitos que ele tem”, comentou Ana.  

Eliane Fernandes da Rosa procurou adquirir a CIPTEA para o Kauan, 14 anos, principalmente para garantir os direitos de preferência no atendimento do filho.

“A maioria das vezes que eu saio de casa, eu preciso levar o Kauan comigo. Agora, com a carteirinha, nós vamos ser atendidos com preferência. Se eu for ao banco, por exemplo, não vamos precisar ficar esperando por muito tempo”, expressou Eliane.

CIPTEA

A CIPTEA é um documento de identificação que garante a prioridade em atendimentos públicos e privados em todo Estado do Paraná, conforme a lei Federal n°13.977/2020.

O serviço de emissão da carteirinha fica disponível durante o ano todo, e pode ser solicitado pelo cidadão ou pelo responsável legal. O processo de solicitação também pode ser feito de forma online, diretamente no portal do Governo do Estado. Para acessar o site, clique AQUI.

Após análise e aprovação de cadastro, o prazo para emissão digital do documento é de até 30 dias. A carteirinha deve ser impressa para uso.

Os documentos necessários para solicitar a carteira CIPTEA são: 

– RG e CPF da pessoa autista;

– RG e CPF do responsável;

– Fotografia 3×4 (Pode ser retirada pelo celular);

– Laudo médico (Deve conter os dados do paciente, a classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID) e assinatura com CRM do médico);

– Exame de tipo sanguíneo ou qualquer outro documento válido/legítimo que comprove o tipo sanguíneo. (Carteira de vacinação, carteira de doação de sangue e exame de tipo sanguíneo); 

– Comprovante de endereço;

– Telefone e E-mail do responsável para contato.

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