Ação do Janeiro Branco leva orientações sobre saúde mental à Rua XV de Novembro, em Guarapuava
Campanha promoveu atendimentos, panfletagem e orientações à população sobre cuidados emocionais e serviços disponíveis na rede pública de saúde
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (20 de janeiro de 2026), uma ação alusiva ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental. Em 2026, o tema é “Paz, equilíbrio e saúde mental”, que convida a população a desacelerar o ritmo da vida e priorizar o cuidado emocional.
A atividade aconteceu na Rua XV de Novembro, nas proximidades da agência dos Correios e arredores, com atendimentos no período da manhã, a partir das 8h30, e continuidade à tarde, das 13h30 às 16h. No local, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Uniguairacá realizaram aferição da pressão arterial e verificação da glicemia. Pessoas que apresentaram alterações nos índices receberam orientação para buscar acompanhamento nas unidades de saúde.
Além dos atendimentos, equipes formadas por psicólogos e profissionais de odontologia das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), juntamente com representantes dos CAPS II e CAPS AD, do Departamento de Atenção à Saúde, da Divisão de Promoção à Saúde, da Divisão de Atenção Ambulatorial Especializada e do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, promoveram panfletagem e orientações sobre saúde mental. Durante a ação, os profissionais conversaram com a comunidade, prestaram orientações sobre cuidados com a saúde psicológica e informaram sobre os serviços disponíveis na rede municipal, indicando onde buscar atendimento em casos de sofrimento psíquico.
O chefe da Divisão de Atenção Ambulatorial Especializada, Jonatan Schmeider, destacou a importância da campanha e da aproximação com a população. “Estamos aqui hoje falando sobre saúde mental. O Janeiro Branco é um momento de reflexão sobre os cuidados com a nossa saúde emocional. Estamos realizando uma blitz educativa, com panfletagem e orientações à população. Além disso, as ações do Janeiro Branco seguem acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, com atividades de prevenção, cuidado e orientação. A população pode procurar a UBS mais próxima de casa para participar das ações”, afirmou.
A iniciativa também chamou a atenção de quem passava pelo local. A gestante Maria Anunciada participou da ação e ressaltou a relevância do atendimento oferecido. “Vi a ação, achei muito importante e resolvi parar. Sou gestante e tenho diabetes gestacional, então já estava na hora de medir a glicemia. Isso é muito importante para a comunidade, porque nos ajuda a cuidar da saúde. Aferir a pressão e a glicemia em um momento como esse faz diferença, e é uma ação que deveria acontecer com mais frequência na cidade”, relatou.
As ações do Janeiro Branco seguem ao longo do mês nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, com atividades voltadas à promoção do autocuidado, rodas de conversa e orientações sobre saúde mental, reforçando a importância de cuidar da mente como parte essencial da qualidade de vida.
(Com assessoria)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OPORTUNIDADESAgência do Trabalhador de Guarapuava realiza mutirão de empregos nesta quarta (21)
Oportunidades são destinadas à atuação na safra e em diferentes áreas operacionais
20/01/2026 17h00 -
OLHO NO TRÂNSITOEPR Iguaçu programa interdições nesta quarta (21) para recuperação de juntas na Ponte do Rio Cavernoso, em Cantagalo
A restauração visa manter a integridade e aumentar a durabilidade da estrutura
20/01/2026 16h10 -
TECNOLOGIAParaná será um dos primeiros estados do Brasil a ofertar curso técnico de IA na rede pública
Com vagas em Guarapuava, Curso Técnico em Inteligência Artificial e Dados estará disponível para 2 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual
20/01/2026 15h23 -
ACORDO FIRMADOAcordo garante terras a 3 mil famílias em assentamentos na área da Araupel, na região de Guarapuava
Quase 60 mil hectares serão destinados pela União à reforma agrária
20/01/2026 14h50 -
OLHO NAS MUDANÇASTSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026
Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas
20/01/2026 14h10 -
PREVENÇÃOEstado reforça importância da vacinação dos alunos antes do início das aulas
Período é propício para transmissão de doenças pelo aumento da circulação de viroses e retorno da convivência em ambientes fechados
20/01/2026 13h23


