Antes do início da festa, Crea-PR fiscaliza estruturas e serviços na 1ª ExpoIrati

Ação de Fiscalização Integrada tem intuito preventivo e orientativo

05/08/2022 14H50

As atividades da 1ª ExpoIrati tiveram início nessa quinta feira (04 de agosto) e, antes de sua abertura oficial, as instalações da feira iratiense foram fiscalizadas pelo Crea-PR. Para estar apta e contribuir com a segurança para receber a população da cidade e da região, toda a infraestrutura do Centro de Tradições Willy Laars, que sedia o evento, foi verificada.

De acordo com os agentes fiscais do Crea-PR, Marcelo de Andrade Vieira e Sebastião Celso Ferreira da Silva, foram fiscalizadas toda a parte de infraestrutura (permanente e temporária) do CT, além dos 96 estandes da Feira, o palco para shows, camarote, parque de diversões, paisagismo, iluminação, sonorização e outros serviços/obras de Engenharias, Agronomia e Geociência do local.

“Nós verificamos, com ampla atenção, principalmente, as instalações elétricas, instalações da rede de água e esgoto, montagem dos estandes tanto em estrutura metálica quanto em madeira e, ainda, o projeto de prevenção contra incêndios e pânico. É importante ressaltarmos que, como se trata da primeira edição do evento, também fizemos um trabalho orientativo uma semana antes do início da feira junto à Secretaria de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, responsável pela infraestrutura da feira, através da secretária, engenheira Jéssica Elaine Custódio”, detalhou o fiscal Marcelo.

A ação de Fiscalização Integrada contou com a participação de outros órgãos e instituições como a Adapar, Vigilância Sanitária, Areci (Associação Regional dos Engenheiros Civis de Irati), Aeari (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati), Seab, Inspetores do Crea-PR, da Câmara de Química, Civil e de Segurança do Trabalho. Conforme o agente fiscal do Crea-PR, as irregularidades encontradas relacionavam-se a documentação, principalmente, à falta de algumas ARTs(Anotações de Responsabilidade Técnica). “Essas irregularidades não comprometem a realização da feira, de modo que as autoridades responsáveis foram informadas e terão prazo para se regularizar”, detalhou Marcelo.

“Esse é um importante trabalho preventivo que proporciona mais segurança à sociedade no que diz respeito à participação profissional nas atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências”, enfatizou o agente fiscal do Crea-PR, Sebastião Celso Ferreira da Silva.

Conforme o gerente do Crea-PR Regional de Guarapuava, Thyago Giroldo Nalim, “O Crea-PR atua de maneira frequente e rotineiramente nas fiscalizações e orientações desses tipos de eventos, em todo o território do Paraná. Feiras como essa são locais de fortalecimento da economia, de construir negócios, de trazer desenvolvimento, por isso, atuamos para contribuir que o setor de segurança também seja um sucesso e proporcione uma feira tranquila para todos”, avaliou.

A ExpoIrati é o 1º grande evento do gênero realizado no município e tem como objetivo fomentar a economia local, além de oferecer um espaço de interação entre compradores e fornecedores. A feira segue até domingo (07) e terá como encerramento o show nacional de João Neto e Frederico, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Deixe seu comentário:

Veja Mais