Atuação do TCE permite retomada de 32 obras que estavam paralisada; duas na região de Guarapuava
Laranjeiras do Sul e Palmital foram beneficiados
A atividade fiscalizatória do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) no ano passado ,fez com que Curitiba e outros cinco municípios paranaenses retomassem 32 obras que estavam paralisadas, colocando à disposição de uma população de quase 2,5 milhões de pessoas benfeitorias públicas cujo valor contratado atinge quase R$ 189 milhões. Das 32 obras retomadas, 19 já foram concluídas e entregues. Elas totalizam investimento de R$ 41 milhões.
Os benefícios resultam de auditorias sobre o assunto realizadas pela Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do TCE-PR como parte de seu Plano Anual de Fiscalização (PAF) em 2021. As atividades foram desenvolvidas em oito municípios, onde foi constatada a existência de 40 obras paralisadas.
São eles: Apucarana, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Guaíra, Laranjeiras do Sul, Palmital e Pinhais. Essas cidades foram selecionadas por apresentarem o maior número de obras cadastradas como paralisadas no Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) e no Portal Informação para Todos (PIT) do Tribunal e com ao menos uma delas nas áreas essenciais da saúde, educação ou moradia.
Das 19 obras retomadas e já concluídas destacam-se a implantação do Memorial Paranista (Galeria João Turin), no Parque São Lourenço, a reforma do Espaço Cultural Jardim Botânico e a revitalização do Parque Atuba, em Curitiba; a reforma e ampliação da Escola Municipal José Idésio Brianezi, em Apucarana; a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Cornélio Procópio; e a reforma e ampliação da Escola Municipal Clementina Cruz, em Pinhais.
Diante das oito obras que não foram retomadas mesmo após a ação do Tribunal, os auditores responsáveis pelos trabalhos propuseram a abertura de processos de Tomada de Contas Extraordinária, os quais podem resultar na aplicação de sanções aos responsáveis pela falta de continuidade na execução das obras contratadas e descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).
As auditorias também resultaram na correção de dados fornecidos de forma incorreta pelos referidos municípios ao SIM-AM e ao PIT do Tribunal. De um total de 120 intervenções identificadas com inserções inadequadas na plataforma, em 110 a situação foi corrigida.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TIROU A VIDAHomem de 38 anos é encontrado morto no Centro de Guarapuava na noite desta segunda (27)
Bombeiros estão no local; ocorrência em andamento (21h15)
27/06/2022 21h17 -
DESTAQUE Equipes de Guarapuava conquistam vagas em várias modalidades do JOJUPs
Confira as vários modalidades onde os atletas se destacaram
27/06/2022 17h09 -
UTILIDADE PÚBLICAAssistência Social informa que algumas unidades do CRAS apresentam problemas em suas linhas telefônicas e rede de internet
Os atendimentos nas unidades não sofreram alteração
27/06/2022 16h55 -
À FRENTE Guarapuava é a primeira cidade do Brasil a lançar o Projeto 20+
O lançamento ocorreu na manhã desta segunda (27), na ACIG
27/06/2022 16h48 -
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELCom novos decretos, Paraná conta com 1,6 mil hectares a mais em Unidades de Conservação
A maior ampliação condiz ao Parque Estadual Rio da Onça, que ganhou uma área de proteção quase 14 vezes maior, passando de 118,5 hectares para 1.659,7 hectares
27/06/2022 16h43 -
CONTRA O TRÁFICO PCPR, PMPR, PRF e PF apreendem 666 quilos de maconha em Goioerê
Cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas na ação.
27/06/2022 16h38