Calor forte e tempestades: características de verão voltam ao Paraná nesta semana
Na sexta (23), Guarapuava registrou o amanhecer mais frio do ao

Depois de uma semana com temperaturas mais amenas no Leste do Paraná e predomínio de uma massa de ar seco, que diminuiu o volume de chuvas em todo o Estado, as características típicas de verão voltam a ganhar força ao longo desta semana: as temperaturas sobem gradativamente, e a soma do calor com a umidade na atmosfera trará pancadas de chuva, que poderão evoluir para temporais localizados no fim da tarde.
A sexta-feira (23 de janeiro de 2026) teve o amanhecer com a menor temperatura do ano até o momento nas estações meteorológicas que ficam em Cambará (14,6°C), Campo Mourão (14,4°C), Cornélio Procópio (13,8°C), Fazenda Rio Grande (11,9°C), Distrito de Entre Rios em Guarapuava (9,9°C), Guarapuava (12,6°C), Londrina (14,7°C), Santa Maria do Oeste (12,7°C), Guaraqueçaba (16,9°C), Santo Antônio da Platina (14,6°C) e Telêmaco Borba (10,4°C). Já o domingo (25) teve a temperatura mais baixa de 2026 até o momento em Curitiba: 13,6°C.
As temperaturas já começaram a subir e a segunda-feira (26) teve mínimas acima de 13°C em todas as estações meteorológicas do Simepar. O dia amanheceu com variação de nuvens, principalmente entre o Centro-Sul, Campos Gerais e Leste. Chuviscos ocasionais persistem na Serra do Mar e também na proximidade com as praias.
“Ao longo da manhã e também no período da tarde, o sol predomina e as temperaturas se elevam, o que favorece a formação de pancadas de chuva pelo Estado, especialmente nas regiões que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul e também São Paulo, como no Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. Há possibilidade de temporais localizados no final do dia”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
O tempo não muda muito na terça-feira (27). As temperaturas seguem subindo, inclusive no Leste, onde as cidades podem alcançar os 30°C. A Capital, por exemplo, não alcança essa marca desde o dia 9 de janeiro. Em Guaratuba, os termômetros não passam dos 30°C desde o dia 18. No Oeste e no Norte, as temperaturas poderão ultrapassar os 35°C.
“Novamente há possibilidade para pancadas de chuva com trovoadas localizadas, agora de forma mais generalizada, até mesmo entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias”, diz Leonardo.
Na quarta-feira (28), há variação de nuvens pela manhã e seguem as pancadas de chuva isoladas no período de maior aquecimento, a partir da tarde, com possibilidade de temporais com rajadas de vento fortes e precipitação de granizo de forma pontual. A chuva pode chegar a todas as regiões, mas com destaque para o Centro, Norte e Oeste do Paraná, por conta do aumento dos ventos com altitude.
Entre a quinta (29) e a sexta-feira (30), as instabilidades aumentam de forma mais significativa no Estado devido a um cavado meteorológico (sistema de baixa pressão) que se forma entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, e avançará sobre o Paraná. A sensação ainda será de abafamento, mas devido a maior presença de chuva as temperaturas não se elevam tanto, chegando aos 30°C, no máximo, na maior parte das estações.
“Neste período aumenta o risco para tempestades, que podem acontecer em todas as regiões, como o Oeste, Norte, Sul e Leste do Paraná, inclusive nas praias”, afirma Leonardo.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do Simepar. Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número (61) 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
FLAGRANTEPM Ambiental apreende mais de um quilômetro de redes de pesca ilegais no Rio Cavernoso, em Candói
Nenhum responsável foi localizado no momento da ação
26/01/2026 14h50 -
NO BOLSOPetrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça (27)
Combustível fica, em média, R$ 0,14 mais barato para as distribuidoras
26/01/2026 14h07 -
REFORÇOGuarapuava recebe reforço de quatro novos auditores fiscais da Receita Estadual
O foco dos profissionais será ajudar tanto na transição da Reforma Tributária quanto nas ações relacionadas ao programa Confia Paraná
26/01/2026 13h23 -
VAI DUPLICAR?Irati, Palmeira e Balsa Nova vão receber reuniões públicas sobre licenciamento ambiental da duplicação da BR-277
Reuniões promovidas pela Via Araucária esclarecem dúvidas de moradores da região e apresentam informações técnicas das obras previstas em contrato
26/01/2026 12h02 -
EM ALTARecorde: Unidades de Conservação do Paraná receberam 665 mil pessoas em 2025
Crescimento nas visitações foi de 12% em relação a 2024, quando 596.756 pessoas passaram pelas Unidades de Conservação do Estado
26/01/2026 11h23 -
VERÃO MAIORAna Castela, Paralamas do Sucesso e Inner Circle: fim de semana terá diversidade de estilos no Verão Maior
Fim de semana será mais um de grande público nos palcos do Verão Maior Paraná
26/01/2026 10h50



