Com recursos da Agrária, projetos sociais de Guarapuava e região receberão incentivo de mais de R$ 5 milhões

O repasse da Agrária para projetos sociais é uma contrapartida aos incentivos fiscais recebidos por meio do programa

30/10/2024 17H07

As secretarias de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Fazenda formalizaram nesta quarta-feira (30 de outubro) a autorização para execução de projetos sociais para nove instituições da região Centro-Sul do Paraná. O investimento passará de R$ 5 milhões, com recursos da Cooperativa Agrária, de Guarapuava. Serão beneficiados crianças e adolescentes, idosos e outros públicos.

Os recursos serão de reinvestimento da Agrária por meio do programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado, que tem como objetivo fomentar a economia paranaense, atraindo novos investimentos produtivos. O repasse para projetos sociais é uma contrapartida aos incentivos fiscais recebidos por meio do programa.

Somente o projeto "Notas para a Vida", por exemplo, atenderá 27 municípios, levando musicoterapia a hospitais e Instituições de Longa Permanência, ofertando bem-estar àqueles que receberão as apresentações.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, essa parceria é essencial para o bom atendimento de populações vulneráveis em todo o Paraná. “Estamos em uma parceria com a Secretaria da Fazenda e as empresas, que destinam esses recursos para a área social no Estado. Dessa forma, conseguimos chegar a mais instituições e, principalmente, atender aqueles que mais precisam”, afirmou.

A Agrária atua na região há 73 anos, além de contar com operações nas cidades de Pinhão e Ponta Grossa. O diretor-presidente, Adam Stemmer, destaca que a cooperativa já realiza ações de apoio a projetos sociais, mas que essa tem significado especial. “Essas instituições são daqui, nós vemos, conhecemos. É com muito orgulho que estamos fazendo esse reinvestimento, porque vemos por aqui o trabalho de cada uma delas”, afirmou.

A Associação Canaã de Proteção à Criança e Adolescente atua na colônia Cachoeira, em Entre Rios, distrito de Guarapuava e sede da Agrária. A instituição vai investir na aquisição de eletrodomésticos, playground e notebooks, na reforma de quadra esportiva, entre outras ações.

“Estamos vendo o apoio que o Governo do Estado tem dado para nós", disse o diretor da Canaã, Anderson Kasnocha. "Aqui são recursos da Agrária, mas que o próprio Estado incentiva que sejam usados em programas e projetos sociais. Vivemos de ações pontuais como bazar, venda de pastel e tantas outras. Esses recursos vão melhorar muito os nossos atendimentos e beneficiam diretamente as crianças”, afirmou.

PARANÁ COMPETITIVO 

O Programa Paraná Competitivo tem como principal objetivo fomentar a economia do Estado, atraindo novos investimentos locais, nacionais e internacionais que gerem emprego, renda e riqueza.

Coordenado pela Secretaria da Fazenda e com apoio da InvestParaná, o programa permite que empresas enquadradas pleiteiem incentivos fiscais sustentados pela legislação vigente, sem configurar renúncia fiscal. Os incentivos são avaliados com base nas prioridades do governo estadual, levando em consideração fatores como o tipo de investimento, o setor econômico, a quantidade e qualidade dos empregos gerados, impactos econômicos e sociais, região geográfica, sustentabilidade e o grau de inovação da atividade.

“Enquadradas no programa, as empresas assumem o compromisso de reinvestir parte dos incentivos fiscais recebidos em ações de cunho social, gerenciadas pelo Governo do Estado, ou em fundo de apoio à inovação, micro e pequenas empresas e garantidor de linhas de créditos junto à Fomento Paraná”, esclareceu o coordenador do Paraná Competitivo na Secretaria da Fazenda, Francisco Inocêncio.

Deixe seu comentário:

Veja Mais