Comissão aprova projeto que permite levar bicicletas no transporte coletivo
Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, proposta que autoriza a instalação de suportes para o transporte de bicicletas em ônibus e micro-ônibus. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e o Programa Bicicleta Brasil (PBB).
As regras de segurança e de uso desses suportes, que poderão ficar do lado de fora do veículo ou em seu interior, serão definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Com a mudança na PNMU, o transporte de bicicletas passa a ser um direito do usuário do transporte coletivo, e oferecer estrutura segura para levar bicicletas se torna uma diretriz do processo de integração entre os diferentes meios de transporte.
A comissão aprovou a versão da relatora, deputada Lêda Borges (PSDB-GO), para o Projeto de Lei 2962/23, da deputada Duda Salabert (PDT-MG) e outros.
O texto original permitia a instalação de suportes para bicicletas na parte externa de ônibus, vans e outros veículos destinados ao transporte urbano e rural, cabendo a estados e municípios definir o percentual mínimo da frota que deveria contar com o equipamento.
Segundo a relatora, o substitutivo busca respeitar a autonomia dos municípios para organizar o transporte conforme a realidade local. Ao mesmo tempo, incentiva os gestores públicos a autorizar o transporte de bicicletas e facilita o acesso a recursos para adaptar os veículos.
Lêda Borges destaca ainda que a integração entre ônibus e bicicletas já está prevista na PNMU, mas a legislação atual não garante esse direito na prática.
“A lei não obriga o prestador de serviço a transportar bicicletas nem confirma sua admissibilidade no Código de Trânsito e normas de segurança viária. Por isso, políticas locais ignoram a opção, isolando ciclistas do sistema público de mobilidade”, destacou.
PRÓXIMAS ETAPAS
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SEM EXIGÊNCIADetran-PR vai tirar a exigência de baliza no processo de habilitação
Essa atualização muda o foco do teste para a habilidade no trânsito e comportamento defensivo dos condutores em formação
28/01/2026 17h00 -
OLHO NO FUTUROI Crianças concluem programação do Férias com Inovação em Guarapuava
Programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação encerrou atividades com entrega de certificados a 41 alunos
28/01/2026 16h50 -
CULINÁRIA E FÉ!Tradicional Costela Minga será servida na Catedral de Guarapuava na quinta-feira (29); encomendas encerram nesta quarta (28)
As costelas irão para o fogo a partir das 13h30 desta quinta (29), para serem servidas à noite
28/01/2026 16h13 -
CLIMAGuarapuava está na lista de municípios com alerta para tempestades e granizo até esta quinta (29); CONFIRA O MAPA COM ÁREAS AFETADAS!
Na quinta-feira (29), o risco é maior e o alerta evolui para laranja
28/01/2026 15h23 -
LEVANTANDO POEIRAGuarapuava recebe edição especial da Copa Sul de Motocross neste fim de semana
Programação inclui provas oficiais, palestras, atividades para o público e atrações culturais
28/01/2026 14h50 -
BENEFÍCIOPrograma de bolsa para cuidadores chega a 141 pessoas no Paraná
Atualmente, 141 pessoas (110 mulheres e 31 homens) recebem o benefício, no valor de R$ 810,50, meio salário
28/01/2026 13h23



