CooperAliança e Sebrae lançam projeto de ultrassonografia de carcaça
O lançamento ocorreu em dezembro de 2025. Cooperados têm até 22 de janeiro para formalizar a participação

A CooperAliança, em parceria com o Sebrae, lançou um novo projeto voltado à utilização da ultrassonografia de carcaça por cooperados de bovinos. A iniciativa foi apresentada aos cooperados com o objetivo de elevar ainda mais a qualidade da carne produzida pela cooperativa e agregar valor ao produto final, desde a propriedade até a indústria.
Segundo o médico-veterinário da CooperAliança, Renan Guilherme Mota, a ultrassonografia de carcaça é uma ferramenta estratégica no processo de melhoramento genético dos rebanhos. “Quando utilizamos a ultrassonografia na matriz, ela permite e viabiliza o melhoramento genético focado em características de carcaça, como área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio. Essas características estão diretamente relacionadas à musculosidade, ao padrão dos cortes, ao rendimento de carcaça e ao desempenho do animal”, explica.
Renan destaca ainda que os dados obtidos vão além da qualidade da carne. Por exemplo, essas informações também estão ligadas à fertilidade, precocidade sexual e ao desempenho reprodutivo. Ou seja, é uma ferramenta que agrega tanto para a indústria, em qualidade, perfil de carcaça, tamanho dos cortes e rendimento de desossa, quanto para o produtor, em desempenho, reprodução e fertilidade.
Para o consultor do Sebrae, Heverson Morigi Miloch, o projeto representa uma oportunidade concreta de evolução na pecuária dos cooperados. “O objetivo é atender esses produtores para que, por meio da seleção genética, eles possam identificar e trabalhar com os animais mais adequados para a produção e para a entrega aqui na CooperAliança.”
Heverson também destaca o apoio financeiro oferecido. O Sebrae vai subsidiar 50% do custo, além de facilitar as formas de pagamento. “Isso garante que mais produtores possam participar, fortalecendo a união, melhorando a produção na ponta e elevando a qualidade da do animal que chega até a CooperAliança.”
O projeto reforça o compromisso da Cooperaliança com inovação, qualidade e valorização do produtor, conectando tecnologia, genética e mercado para fortalecer toda a cadeia produtiva da carne. Cooperados interessados devem procurar o departamento de fomento e formalizar o interesse até 22 de janeiro.
(Com assessoria)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
NA SORTE!Primeiro sorteio do Nota Paraná de 2026 distribui R$ 5 milhões em prêmios nesta quinta (8)
Ao todo, serão sorteados 43 mil prêmios para aproximadamente 3,28 milhões de consumidores que solicitaram a inclusão do CPF nos documentos fiscais
07/01/2026 17h00 -
OPORTUNIDADESSenai prevê mais de 6 mil vagas para jovens aprendizes no Paraná em 2026
Oportunidades gratuitas abrangem áreas como tecnologia, indústria e construção civil
07/01/2026 16h10 -
REFORÇO Hospital Regional inicia nova gestão assistencial e anuncia ampliação de atendimentos em Guarapuava
Empresa CIS assume contrato assistencial e Governo do Estado confirma inclusão de novas especialidades para a população
07/01/2026 15h52 -
DE OLHOAnvisa manda recolher panetones com fungo
Medida atinge quatro lotes do produto
07/01/2026 15h23 -
CONQUISTAEstado firma novo contrato e projeta mil cirurgias mensais em hospital de Guarapuava
Número de cirurgias mensais deve passar de 600, em média, para mil
07/01/2026 14h50 -
OLHO NO PREÇOCartilha do Procon-PR orienta consumidores com compra de materiais na volta às aulas
Material aborda compra de materiais escolares de uso individual e também matrículas e mensalidades
07/01/2026 14h10



