Departamento de Vigilância Sanitária promove capacitação aos agentes ambientais

Objetivo é promover a capacitação voltada ao combate de endemias, com foco nas ações de controle de transmissão vetorial e zoonoses

22/10/2021 11H19

O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SMS) iniciou no dia 5 de outubro uma formação direcionada aos 20 agentes de saúde da Vigilância Ambiental municipal. O objetivo é promover a capacitação voltada ao combate de endemias, com foco nas ações de controle de transmissão vetorial e zoonoses.

Com carga horária de 28 horas, o curso é ofertado em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e ministrado por professores da Instituição e servidores da Secretaria. As aulas se dividem em tópicos teóricos e práticas laboratoriais.

A Diretora da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, Suzana de Souza, destacou que o treinamento vai promover maior qualidade na prestação de serviço aos guarapuavanos. “As aulas em laboratório, por exemplo, são extremamente importantes por conta do Aedes Aegypti. Os agentes vão ter a oportunidade de visualizar as larvas, o comportamento do inseto, tornando o reconhecimento mais fácil. Para a visita casa à casa isso é fundamental, porque deixa a percepção mais aguçada para instruir a população sobre as medidas a serem tomadas”, comentou Suzana.

Dentre as temáticas abordadas no curso, estão a contextualização ao Sistema Único de Saúde (SUS), concepções ligadas à saúde, meio-ambiente e epidemiologia; Vulnerabilidade Ambiental e Arboviroses e os tópicos práticos associados aos vetores e doenças. 

Os responsáveis são a Enfermeira Chayane Andrade, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde; Suzana de Souza, Diretora da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde e Professor Rafael Augusto Gregati e Professora Patrícia Carla Giloni de Lima, docente do Departamento de Biologia da UNICENTRO.

A formação segue até 07 de dezembro.

Deixe seu comentário:

Veja Mais