Desaparecimento de adolescente expõe fragilidade da segurança do “bairro mais seguro de Guarapuava”

* Por Rogério Thomas

18/06/2022 14H30

Este sábado (18 de junho) está sendo de muita dor, agonia e sofrimento para familiares e amigos do adolescente Fernando José da Silva, de 17 anos. Ele está desaparecido desde o último sábado (11 de junho), quando participou de uma festa intercolégios, que reuniu centenas de estudantes jovens, muitos deles menores de idade, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, no bairro Cidade dos Lagos, em Guarapuava.

Apesar de as investigações estarem sendo realizadas em sigilo, com poucas informações repassadas à imprensa pela Polícia Civil, muitos pontos do desaparecimento do jovem colocam em xeque um dos 8 pilares do bairro Cidade dos Lagos: a segurança.

Em uma semana, não há informações concretas do que aconteceu com o rapaz, de que horas ele saiu do Centro de Eventos, por onde passou e onde pode ter ido.

A mãe de Fernando não mede esforços e está realizando uma investigação pessoal, pautada no amor gigantesco de mãe, que quer o filho de volta em casa.

Porém, em cada investida, ele dá com a cara na porta e não consegue as imagens do tão divulgado sistema de monitoramento 24 horas, que poderiam auxiliar a ter uma informação mais precisa do que aconteceu com o filho.

Assim, sem informações, ela só pode fazer barulho, como o apitaço de hoje, para que as autoridades se voltem ao caso, e determinem mais esforços na localização do adolescente.

Em seu site oficial, o bairro Cidade dos Lagos coloca a segurança como um dos oito pilares que asseguram a qualidade no investimento de quem busca aquele bairro como local para viver.

No item segurança, os organizadores do site afirmam:

“SEGURANÇA

A elaboração do projeto da Cidade dos Lagos teve início em 2008, e os processos de pavimentação e construção em 2010. Nestes mais de 10 anos do empreendimento, a questão da segurança sempre esteve presente como central, com o objetivo de garantir o pleno funcionamento de todas as oportunidades que o bairro oferece aos seus visitantes e moradores.

Para tanto, nas três vias de acesso ao bairro foram construídos portais monitorados 24 horas por dia, com sistemas de vigilância por imagens e equipe tática operacional. O empreendimento conta com iluminações de led, para contribuir com a visibilidade e nitidez das imagens das câmeras que estão instaladas em toda a extensão do bairro.

Além do tecnológico central de controle por câmeras, a Cidade dos Lagos possui uma equipe própria de segurança móvel, que realiza patrulhamento diário com carro e moto. São profissionais treinados, que percorrem todo o perímetro do bairro atentos à integridade física e à segurança patrimonial das pessoas.

Outra questão de segurança que envolve o bairro planejado é o processo de revitalização da PR 466 que dá acesso do centro da cidade ao bairro, cujo qual ocasionou mais fluidez e seguridade no trânsito de veículos diversos.”

Então, se o bairro promete tanta segurança, afinal, o que aconteceu com o jovem Fernando e o que pode ser feito para acalmar o coração de uma mãe desesperada?

A resposta, só a investigação da Polícia trará. E oxalá que seja breve!

Rogério Thomas

Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Comunicação Social - Bacharelado em Jornalismo. Já correu esse mundão de Deus, mas ainda não viu de tudo.

Deixe seu comentário:

Veja Mais