Dom Amilton entrega ao Vaticano pedido de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava

Documentação foi entregue nessa sexta (17) e reforça tradição cultural e religiosa do município

19/10/2025 12H50

Foto: arquivo pessoal - Dom Amilton

O bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, foi recebido no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano. Durante a agenda, que ocorreu nessa sexta-feira (17 de outubro),  ocorreu a entrega oficial do pedido de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava e da Diocese. 

A recepção foi feita pelo prefeito do dicastério, Cardeal Arthur Roche, e os pedidos foram entregues ao secretário, Dom Vittorio Francesco Viola, da Ordem dos Frades Menores (OFM).

O bispo levou um conjunto de documentos que expressam o desejo comum da Igreja e da sociedade guarapuavana. “Entre os documentos estavam um pouco do histórico, o pedido do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, o meu pedido oficial como bispo da Diocese, e também o pedido do prefeito e dos senhores vereadores para que Nossa Senhora de Belém fosse proclamada padroeira da cidade. Algo que ainda não temos oficialmente reconhecido pela Santa Sé”, explicou.

Segundo Dom Amilton, o pedido foi muito bem acolhido pelo secretário do Dicastério, que demonstrou atenção e apreço pela devoção mariana que marca a identidade de Guarapuava.

OFÍCIO ASSINADO PELA CÂMARA DE GUARAPUAVA

O pedido destaca a tradição e devoção histórica da comunidade guarapuavana à Santa, presente desde a fundação do município, em 1819, quando a antiga Freguesia foi criada sob a sua invocação. A intenção é que essa ligação religiosa, cultivada há mais de dois séculos, receba agora o reconhecimento oficial da Igreja Católica.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Guarapuava, por meio do Ofício 382/2025, assinado por todos os vereadores. No documento, os vereadores e vereadoras ressaltam a importância cultural, histórica e espiritual da devoção, lembrando que a Festa de Nossa Senhora de Belém, celebrada em 2 de fevereiro, é feriado municipal e uma das manifestações religiosas mais tradicionais da cidade. “A devoção popular viva, a memória histórica documentada e o unânime reconhecimento civil convergem em um único e claro sentido. Nossa Senhora de Belém não é apenas uma devoção, mas a própria identidade espiritual de Guarapuava”, consta no ofício.

60 ANOS DA DIOCESE DE GUARAPUAVA

A entrega da documentação ao Vaticano ocorre em um momento simbólico para a Igreja local, às vésperas dos 60 anos de criação da Diocese. “Acredito que todo o decreto da Santa Sé virá logo. Creio que chegará antes da Festa da Unidade, para que possamos lê-lo e celebrar com grande alegria o reconhecimento oficial de Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese de Guarapuava”, concluiu o Bispo Dom Amilton.

No âmbito municipal, o tema também foi apreciado recentemente na Câmara. No dia 7 de outubro, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária (L) 144/2025, aprovado por unanimidade, que declara oficialmente a Santa como Padroeira de Guarapuava.

(Com assessorias)

Deixe seu comentário:

Veja Mais