Em reunião de secretários, Celso Góes fala sobre ações da administração e parceira com a Frente Nacional de Prefeitos

Todos os secretários municipais participaram do encontro

29/11/2021 17H17

O prefeito Celso Góes e o vice-prefeito Samuel Ribas reuniram-se com todo o secretariado nesta segunda feira (29 de novembro), no Teatro Municipal, para avaliar as ações do ano de 2021 e planejar os próximos passos da Administração Municipal. Segundo o prefeito, mesmo diante do enfrentamento à pandemia, a gestão manteve a máquina pública funcionando de forma devida.

“Tivemos muitos desafios impostos pela pandemia, mas tomamos as decisões sempre pautadas na sensatez e nas vidas que tínhamos para salvar. Muitas secretarias tiveram que deixar seus projetos na gaveta, mas agora com a vacinação avançada e a redução da transmissão retomamos as atividades que estavam suspensas para promover o desenvolvimento da cidade a todo vapor”, ressaltou o prefeito. 

Na ocasião, a assessora técnica da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e representante do Comitê Executivo da Rede Estratégia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS), Miriam Barreto, apresentou a estratégia da entidade, que reúne organizações da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia, com o propósito de debater e propor meios para efetivar as metas estabelecidas.

Para o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, o apoio da ODS deve dar oportunidades para o município desenvolver projetos de ponta e captar recursos, inclusive internacionais. “Os municípios que fazem parte e que elaboram o seu plano aliado às ODS têm muito mais possibilidade de conseguir recursos principalmente nos agentes financeiros externos como o banco francês, americano, enfim, todas essas organizações que fazem financiamentos e que tem dinheiro disponível”, pontuou. 

Seguindo as orientações repassadas pela FNP, na sequência, para fazer parte da Estratégia ODS, Guarapuava deve montar um comitê sobre essas discussões, a ser formado pela união do Fórum de Inovação de Guarapuava e do Conselho do Meio Ambiente. 

O secretário Paulo Dirceu ressaltou ainda que o apoio da Frente favorece a elaboração dos objetivos do desenvolvimento sustentável. “Se nós tivéssemos que contratar uma empresa para nos auxiliar nesse processo, gastaríamos muito dinheiro”, disse. 

Outro assunto debatido pelos secretários foi a revisão e finalização do Plano de Ações e Investimentos (PAI), que será apresentado em audiência pública na próxima semana, com data, local e horário ainda a serem definidos. Para finalizar a última reunião do secretariado do ano, o prefeito aproveitou para reforçar a divulgação na campanha de Natal da cidade, que também inicia na próxima semana. 

Estiveram presentes na reunião todo o secretariado municipal.

Deixe seu comentário:

Veja Mais