Empresas apostam em tecnologia para aumentar segurança no transporte de funcionários
Com câmeras e sensores embarcados, o transporte corporativo ganha novas camadas de redução de riscos e transparência

Em um país onde a insegurança ainda marca a rotina de motoristas e passageiros de aplicativos, novas soluções tecnológicas começam a mudar a forma como as empresas gerenciam o transporte de seus funcionários. A promessa é simples, mas ambiciosa: usar dados para cuidar de pessoas.
O avanço vem da telemetria embarcada, um conjunto de câmeras e sensores que monitora o comportamento de direção em tempo real. A tecnologia, já comum em frotas de caminhões, chega agora aos veículos leves e às plataformas de mobilidade corporativa. Ao registrar curvas bruscas, freadas, sinais de fadiga e outros eventos, o sistema permite agir antes que um problema aconteça, bem como oferece evidências confiáveis quando algo foge do previsto.
No Brasil, a Autonomoz foi a primeira empresa de mobilidade corporativa a instalar câmeras e sistemas de vídeo telemetria em carros de motoristas parceiros. A iniciativa abriu espaço para um novo modelo de transporte de colaboradores, que combina tecnologia, rastreabilidade e cuidado humano.
A companhia conecta empresas que precisam transportar equipes a motoristas autônomos cadastrados em 175 cidades. Dessa forma, substitui frotas próprias e terceirizadas por uma rede digital de viagens corporativas monitoradas em tempo real. E, em relação à telemetria, uma central acompanha as ocorrências e orienta os condutores durante as rotas, garantindo respostas rápidas em caso de risco.
“A telemetria é uma forma de usar tecnologia a favor da segurança. Ela garante proteção e reconhecimento ao motorista, que é o eixo central da operação. Nosso papel é dar suporte para que ele dirija com mais confiança”, explica Pablo Gonzales, especialista em mobilidade da Autonomoz.
Tecnologia que antecipa riscos e protege pessoas O sistema de telemetria usa equipamentos fornecidos pela Infleet, que funcionam como um copiloto digital. As câmeras identificam distrações, sonolência ou excesso de velocidade e enviam trechos curtos de vídeo para análise da equipe técnica da Autonomoz. Quando há necessidade, os técnicos orientam o motorista sobre como corrigir o comportamento de direção.
Para os motoristas parceiros, as câmeras embarcadas funcionam como uma aliada. O equipamento aumenta a segurança no dia a dia e registra o que acontece durante as viagens, recurso que ajuda a esclarecer situações de risco ou imprevistos na rota. Uma vantagem adicional é que o sistema também pode ser utilizado em corridas realizadas por outros aplicativos.
Gonzales ressalta que a privacidade do motorista é garantida, uma vez que a Autonomoz visualiza somente os dados e as imagens captadas durante uma viagem com passageiro Autonomoz embarcado no veículo.
Do outro lado da operação, as empresas que contratam o serviço ganham rastreabilidade. Cada deslocamento corporativo gera relatórios sobre rotas, horários e padrões de direção,
informações que ajudam na gestão de riscos e na tomada de decisões. Com isso, o transporte de funcionários se torna mais previsível, transparente e confiável.
Mobilidade inteligente, segura e em qualquer lugar
A integração entre tecnologia e cuidado vem mudando o padrão da mobilidade corporativa. Isso porque o monitoramento em tempo real cria um ambiente de viagem mais seguro para quem dirige e mais confiável para quem contrata. Além de reduzir riscos, os dados ajudam a planejar rotas, controlar jornadas e reforçar a responsabilidade das empresas sobre o transporte de seus colaboradores.
“Quando uma companhia escolhe nosso serviço, ela reforça o compromisso de proteger quem trabalha para ela”, comenta Pablo Gonzales. Ele explica que cada alerta registrado alimenta um banco de dados que serve para orientar motoristas e melhorar protocolos internos de segurança. A prática ajuda a construir uma cultura de direção responsável e de cuidado mútuo.
SOBRE A AUTONOMOZ
A Autonomoz é referência em mobilidade corporativa inteligente, segura e sustentável. Com oito anos de atuação, a empresa possui motoristas parceiros em 175 cidades de norte a sul do Brasil, realizando mais de 2,5 milhões de quilômetros por mês com segurança.
Pioneira em inovação, a companhia digitalizou processos, implantou telemetria e vídeo telemetria embarcada em veículos de aplicativo e adota práticas de sustentabilidade que otimizam recursos e reduzem impactos ambientais. A segurança dos passageiros e motoristas faz parte da missão da empresa, que inclui em seus processos o estímulo à manutenção dos veículos, monitoramento de jornada e protocolos rigorosos de prevenção de acidentes.
Com sede em Curitiba, a Autonomoz conecta motoristas parceiros às empresas e investe em pessoas e tecnologia para transformar vidas por meio da mobilidade.
(Com assessoria)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SEGURANÇAVeja as orientações da Energisa sobre como fazer a sua decoração natalina com segurança
Confira os principais riscos por trás de uma bela decoração que não prioriza as orientações de segurança
14/11/2025 17h00 -
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura de Guarapuava realiza ação educativa em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito
Iniciativa reuniu parceiros e reforçou o compromisso público com a preservação da vida e a segurança nas vias
14/11/2025 16h10 -
INCLUSÃOSeminário discute caminhos para ampliar a inclusão na educação especial
Encontro promove diálogo e qualificação sobre inclusão na educação especial
14/11/2025 15h11 -
EM OBRASDuplicação em concreto da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha chega a 73%
A obra deve ser entregue no primeiro semestre de 2026, um investimento de R$ 139.785.485,97
14/11/2025 14h50 -
RESGATESUnicentro lidera atendimento a animais silvestres vítimas do tornado no Paraná
O Cetras ficou responsável por receber os animais de Rio Bonito do Iguaçu e do Assentamento Nova Geração, em Guarapuava
14/11/2025 14h10 -
NO BOLSOIsenção da taxa de reteste da CNH gera economia de 90% para população em seis meses
O período refere-se à data de entrada da legislação em vigor, em 12 de março de 2025, até 12 de setembro
14/11/2025 13h43



