Guarapuava amplia ações para atender a população em situação de rua

Reunião alinhou ações do Mutirão Pop Rua e do Censo municipal

22/01/2026 06H19

Foto: Secom

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), recebeu nessa quarta-feira (21 de janeiro de 2026), representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná (SEJU) para uma reunião técnica voltada ao fortalecimento das políticas públicas destinadas à população em situação de rua.

No encontro que contou com a participação da secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos, e com representantes da Polícia Militar, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade, foram apresentadas as iniciativas Mutirão Pop Rua e o Censo da População em Situação de Rua, ações estratégicas que serão desenvolvidas no município a partir do mês de março.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados do projeto piloto do censo realizado no município de Colombo, além do alinhamento de questões operacionais, como os materiais necessários, datas de capacitação, cronograma de execução e o número de profissionais envolvidos no levantamento. Guarapuava está entre os 27 municípios paranaenses selecionados para a realização do censo estadual.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves, destacou a importância da iniciativa para o aprimoramento das políticas públicas voltadas a esse público. “Guarapuava foi um dos 27 municípios escolhidos para estar fazendo esse trabalho agora, que é o censo com a população de rua. Para nós é muito importante porque esse trabalho vai nos direcionar para políticas mais efetivas, inclusive com o apoio do Estado. Hoje, muitas vezes, esbarramos na dificuldade de encaminhamento dessa população para locais adequados. Após a realização do censo, poderemos discutir ações mais eficazes com todas as políticas públicas envolvidas”, afirmou.

O Censo da População em Situação de Rua tem como objetivo identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico, étnico e cultural dessa população, criando uma base de dados sólida para orientar políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e trabalho. O levantamento reunirá informações sobre níveis de pobreza, origem geográfica, escolaridade, raça, gênero e localização nos municípios.

Além do censo, a reunião também tratou do Mutirão Pop Rua, iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania que promove ações itinerantes para levar serviços essenciais diretamente à população em situação de rua. O mutirão reúne, em um único local, atendimentos de saúde, assistência social, emissão de documentos, orientação jurídica e outras ações de inclusão social, por meio da articulação entre órgãos públicos e entidades parceiras.

O coordenador do projeto Paraná em Ação, Jean Carlo Anselmo Ribeiro, ressaltou a importância do trabalho integrado entre Estado e município. “Entendemos que a superação da situação de rua exige um esforço conjunto entre o Estado e o município. Com esse projeto, pretendemos realizar, no mês de março, o censo estadual dessa população para que o Estado possa apoiar os municípios de forma prática, promovendo mais dignidade e condições para que essas pessoas superem a situação de vulnerabilidade”, explicou.

Deixe seu comentário:

Veja Mais