Guarapuava contribui para destaque do Paraná em exemplo de tecnologia a serviço da saúde

Repercussão positiva, fez com que o Estado do Paraná, fosse reconhecido no Seleto Grupo, líderes de inovaçã

13/05/2021 08H39

Guarapuava tem criado um ambiente propicio para abrigar ideias impactantes no âmbito da tecnologia e inovação. O Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC) realiza estudos avançados para o tratamento de câncer e com grandes investimentos na infraestrutura, permitiu a ampliação das pesquisas na área genética, no Vale do Genoma, habilitando a cidade para entrar em um programa global de pesquisas relacionadas à Covid-19. A repercussão positiva, fez com que o Estado do Paraná, fosse reconhecido no Seleto Grupo, líderes de inovação.

Neste momento da pandemia, percebemos a importância da tecnologia que pode ser usada em pesquisas e ciência, para trazer esperança para população. Guarapuava está avançando e vai avançar ainda mais, queremos trazer esse reconhecimento da nossa cidade se destacando em inovação de qualidade”, destacou o prefeito, Celso Góes.

Além da área da saúde, o vale do genoma contempla também a pesquisa nas áreas da agricultura e agropecuária. Na última terça feira (11 de maio), o Governo do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior reconheceu o trabalho, destacando a importância da pesquisa que envolve o governo, as universidades, o setor econômico e a sociedade civil organizada.

“O Paraná se habilita, para esses grandes desafios, atuais e também futuros, por meio do desenvolvimento tecnológico e da inovação, em áreas únicas no Brasil. O Vale do Genoma será um ecossistema de inovação, um polo de pesquisa genômica, que apresenta soluções científicas inovadoras, a partir da união da tecnologia de ponta, inteligência artificial e expertise da comunidade acadêmica e segmentos”, finalizou.

Este reconhecimento fez parte do trabalho de doutorado desenvolvido por, Daniela Scarp Beneli, na Unicamp.

O ex-prefeito e presidente do Cilla Tech Park, Cesar Silvestri filho ressalta a grandiosidade da estrutura do Vale do Genoma. “O Vale do Genoma une tecnologia de ponta, inteligência artificial e expertise da comunidade acadêmica e dos segmentos empresariais, para desenvolver pesquisa genômica de referência, nas áreas de saúde, agricultura e agropecuária. Com tudo isso, teremos soluções científicas inovadoras para o mundo, desenvolvidas aqui em Guarapuava”, explicou Cesar Filho.

 

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais