Inscrições para o Vestibular 2022 da Unicentro encerram neste domingo (30)
Neste ano são ofertadas 1.254 vagas em 40 cursos

Os estudantes interessados em participar do Vestibular 2022 da Unicentro têm até domingo (30 de janeiro) para se inscrever e garantir a participação no processo seletivo marcado para o dia 13 de março. Neste ano são ofertadas 1.254 vagas em 40 cursos lotados nos três campi universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis.
As inscrições devem ser feitas pelo site do Vestibular – www3.unicentro.br/vestibular – e o valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00. Durante a inscrição, realizada apenas de forma online, o candidato deve escolher sua opção de curso e também a cidade onde quer fazer a prova, não havendo a necessidade de ser o local de oferta do curso.
Além disso, é preciso que o candidato defina também uma opção de língua estrangeira moderna, entre inglês e espanhol. A partir desse processo seletivo, as provas deixam de ocorrer em dois dias e passam a ser concentradas numa única data, com ampliação do tempo de permanência dos candidatos em sala.
“O vestibular será realizado em uma única etapa, com cinco horas de duração e, agora, com 60 questões para serem respondidas pelos candidatos. Mantemos os grupos de curso, mas houve uma diminuição no número de questões de cada disciplina”, informa Maria Aparecida Mores, coordenadora de Processos Seletivos da universidade.
PROVAS
Todos os candidatos inscritos, independente do curso a que concorrerem a uma vaga, farão a Redação, responderão as 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura e as cinco perguntas de Língua Estrangeira.
Já as demais matérias – Arte, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia – são definidas a partir do grupo a que pertence o curso em que o estudante concorre a uma vaga. Cada grupo é comporto por cinco disciplinas e cada uma delas com nove questões objetivas.
Outra mudança para o Vestibular 2022 é na lista de obras recomendadas para a prova de Literatura.
Nos processos seletivos de 2022 e 2023, então, as obras literárias que serão exploradas são: "Inocência", de Visconde de Taunay; "A hora da estrela", de Clarice Lispector; "Seminário dos Ratos", de Lygia Fagundes Telles; "Sagarana", de Guimarães Rosa; "Comédias para se ler na escola", de Luís Fernando Veríssimo; "Dois em um", de Alice Ruiz; "Rosa que está", de Luci Colin; "Torto Arado", de Itamar Vieira Júnior; "Sagrada Esperança", de Agostinho Neto; e "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna.
Veja Mais
-
EM QUADRACAD Guarapuava enfrenta Cândido de Abreu fora de casa pela Copa União nesta quarta (29)
O CAD entra em quadra focado em somar pontos e manter a consistência dentro da competição, em mais um desafio importante longe de seus domínios
28/04/2026 17h00 -
CUIDADOS COM A SAÚDESecretaria de Obras de Guarapuava recebe segunda ação do RH em Movimento em 2026
Iniciativa leva atendimentos do Recursos Humanos e serviços de saúde diretamente aos servidores municipais
28/04/2026 16h10 -
SAÚDEUnicentro leva atendimento de saúde a motoristas de caminhão na Cooperativa Agrária
Ação do curso de Enfermagem oferece exames, orientações e vacinação gratuita
28/04/2026 15h47 -
QUALIFICAÇÃOPolícia Civil do Paraná realiza primeiro curso de imobilizador tático policial do Brasil
A formação, que teve foco em técnicas de imobilização e emprego de algemas, contou com a participação de 21 agentes de diferentes instituições de segurança pública do Brasil
28/04/2026 15h08 -
OBRIGATÓRIOCinemas e eventos terão vídeos obrigatórios contra violência à mulher em Guarapuava
Proposta foi aprovada em 1ª votação na Câmara de Vereadores
28/04/2026 14h50 -
PRATiCIDADE E AGILIDADEPlataforma criada no Paraná oferece consultas médicas em até dez minutos
A plataforma pode ser acessada por meio de um site, que permite a prestação de serviços de saúde à distância, conectando profissionais de saúde a pacientes
28/04/2026 14h10



