Justiça proíbe posto de exigir que mulher trabalhe de legging
Empresa descumpriu acordo coletivo de trabalho

A Justiça do Trabalho em Pernambuco decidiu que um posto de gasolina, no Recife, não pode exigir que frentistas trabalhem com calça legging e camiseta cropped. A decisão foi divulgada nessa quarta-feira (12 de novembro de 2025). O nome do posto não foi divulgado.
Calças legging são justas, indo da cintura até o tornozelo. Camiseta cropped tem comprimento curto.
A sentença é da juíza Ana Isabel Guerra Barbosa Koury, da 10ª Vara do Trabalho da capital. Ela atendeu pedido do sindicato da categoria para impedir o estabelecimento de exigir o uso das vestimentas.
O sindicato informou à justiça que o posto descumpriu a convenção coletiva dos frentistas e violou a dignidade das trabalhadoras, submetendo as empregadas a situações de constrangimento e assédio sexual.
Ao analisar o caso, a magistrada disse que o uso de roupas justas e curtas promove a “objetificação” das mulheres e constrangimentos.
“Tal vestimenta, em um ambiente de trabalho como um posto de combustíveis – de ampla circulação pública e majoritariamente masculino –, expõe, de forma desnecessária, o corpo das trabalhadoras, desviando a finalidade protetiva do uniforme para uma objetificação que as torna vulneráveis ao assédio moral e sexual”, disse.
UNIFORMES ADEQUADOS
A juíza também ressaltou que a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria obriga o fornecimento de uniformes adequados.
“Embora a norma não especifique o modelo, a interpretação teleológica e em conformidade com os princípios constitucionais de proteção ao trabalhador impõe que o uniforme seja adequado à função e ao ambiente laboral, garantindo segurança, higiene e, sobretudo, respeito à dignidade do empregado”, completou.
Com a decisão, o posto terá cinco dias para entregar uniformes gratuitos, que preservem a dignidade e a segurança das trabalhadoras, como calças sociais ou operacionais de corte reto e camisas ou camisetas de comprimento padrão.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
NA PASSARELACandidatas à Rainha da Festa da Cevada participam do último ensaio antes da grande escolha nesta sexta (14)
Véspera da grande final é marcada por treino intenso e orientações decisivas às candidatas
14/11/2025 10h10 -
TECNOLOGIAItaipu lança edital para instalação de energia solar em instituições de ensino superior
Investimento previsto é de R$ 105 milhões e inclui atividade de pesquisa em Energias Renováveis
14/11/2025 09h37 -
CONSCIENTIZAÇÃOPrefeitura de Guarapuava realiza ação educativa nesta sexta (14) pelo Dia Mundial das Vítimas de Trânsito
Atividade busca reforçar o compromisso com a segurança viária e a preservação da vida
14/11/2025 08h50 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERAgressor é detido após destruir celular da vítima na madrugada desta sexta (14) em Guarapuava
Agressor foi detido e encaminhado à Delegacia
14/11/2025 08h03 -
CANCELADA Prefeitura de Guarapuava informa cancelamento da edição especial da Feira Mensal
Evento foi cancelado devido ao envolvimento das equipes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres na 1ª Festa Nacional da Cevada e do Malte
14/11/2025 07h41 -
RECONSTRUÇÃOQuadruplica número de presos trabalhando na reconstrução Rio Bonito do Iguaçu
Atualmente, são 46 presos atuando em colégios estaduais, CMEIs, Apae e destacamento da Polícia Militar, número que deve chegar a 59 pessoas nesta sexta (14)
14/11/2025 07h04


