Moradores lotam audiência pública sobre regularização fundiária no Alto Cascavel, em Guarapuava
Reunião marca avanço do programa de regularização fundiária e aproxima moradores da conquista da propriedade definitiva
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Habitação, realizou na noite dessa quinta-feira (13 de novembro de 2025), mais uma audiência pública para o avanço da regularização fundiária (Reurb) na cidade. O encontro ocorreu na Escola Municipal Pedro Itararé, no bairro Alto Cascavel (Colibri), e reuniu moradores cadastrados no sistema do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná, da COHAPAR.
A audiência marcou o início oficial dos processos de regularização que beneficiarão mais de 270 famílias da região. A ação integra o programa Paraná Regularizado, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado.
Estavam presentes o Deputado Artagão Júnior e os vereadores Nego Silvio, Sérgio Kiçula e Rodrigo do Agita.
O prefeito Denilson Baitala também destacou a importância do processo e reforçou o compromisso da gestão com a regularização fundiária no município. “A partir de agora, com essas 270 moradias, nós vamos começar a desengatar o nó da regularização aqui em Guarapuava. Vamos continuar cadastrando as famílias que estão em áreas irregulares e queremos dar esse pontapé até o início do ano que vem. Vamos regularizar essas moradias para alavancar o projeto em parceria com o Governo do Estado do Paraná e avançar ainda mais, garantindo vida digna para vocês. É entregar o documento da casa, para que além da posse que vocês já têm, possam dizer oficialmente que o imóvel é de vocês. É dar dignidade e segurança para a transição familiar. Agradeço de coração a presença de todos e conto com vocês e com a Secretaria de Habitação para elaborarmos um grande projeto aqui no Colibri. Muito obrigado”, afirmou o prefeito.
O diretor do Departamento de Regularização Fundiária, Christiam Andrade, destacou o objetivo da audiência e explicou as etapas do programa Reurb. “Estamos aqui no Alto Cascavel realizando esta audiência pública com os moradores que serão beneficiados pelo programa. Pela Lei 13.465/2017, podemos regularizar núcleos informais. Primeiro fazemos o levantamento e o cadastro das famílias, depois o levantamento topográfico e os memoriais descritivos. Ao final, entregamos as escrituras às famílias. Como esta área é de propriedade do município, com a regularização conseguimos transferir oficialmente a titularidade para os moradores”, afirmou.
A moradora Carla Viviane Iensen, que vive há cerca de 10 anos no bairro, comemorou o início do processo. “Estamos muito felizes porque agora o bairro vai ter a escritura dos terrenos. Muitos existem há mais de 30 anos e nunca tiveram documentação. Aqui nós estamos recebendo todas as orientações sobre como vai funcionar, e isso traz muita esperança para todos nós”, disse.
O secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, ressaltou a importância do avanço do programa na região. “É uma grande alegria participar desse momento tão importante para a comunidade. Havia uma irregularidade antiga nos loteamentos e agora, com o Reurb, vamos conseguir entregar matrícula e título definitivo. Com isso, os moradores passam a acessar crédito, financiamentos e todos os direitos garantidos pela propriedade regularizada”, destacou.
A audiência do Alto Cascavel representa mais um passo dentro do amplo programa de regularização fundiária implementado pela gestão Baitala. A meta da administração é realizar 2 mil regularizações de imóveis, assegurando o direito à propriedade efetiva aos guarapuavanos, conforme estabelece a Lei Federal 13.465/17.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
RECONSTRUÇÃOPresos de Piraquara produzem carrinhos de mão para auxiliar reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu
Os equipamentos serão entregues nesta segunda (17) para auxiliar nos trabalhos de remoção de entulhos provocados pelo tornado que atingiu o município
14/11/2025 13h10 -
CLIMAChuva ganha força no Paraná e alerta preocupa Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu — veja o que esperar até a próxima semana
Frente fria atinge o Estado no domingo (16)
14/11/2025 12h50 -
TECNOLOGIAVisita do Cilla Tech Park à Clínica Escola da Unicentro resulta em produção de maquete 3D para cirurgia, em menos de 5h
A cirurgia acontece na tarde desta sexta-feira (14)
14/11/2025 12h02 -
TRAMITANDOComissão aprova projeto que permite repassar carro que iria a leilão para os bombeiros
A proposta deverá seguir para o Senado, salvo se houver recurso para análise no Plenário da Câmara
14/11/2025 11h23 -
NA PASSARELACandidatas à Rainha da Festa da Cevada participam do último ensaio antes da grande escolha nesta sexta (14)
Véspera da grande final é marcada por treino intenso e orientações decisivas às candidatas
14/11/2025 10h10 -
TECNOLOGIAItaipu lança edital para instalação de energia solar em instituições de ensino superior
Investimento previsto é de R$ 105 milhões e inclui atividade de pesquisa em Energias Renováveis
14/11/2025 09h37



