Nesta sexta (30) tem benção dos carros na Avenida Manoel Ribas, em Guarapuava

Novena da Padroeira Nossa Senhora de Belém chega ao 7º dia

30/01/2026 10H07

Está se aproximando o grande dia em que toda a Diocese celebra Nossa Senhora de Belém, padroeira de Guarapuava. Nesta sexta-feira (30 de janeiro de 2026), acontece a bênção dos veículos, das 9h às 17h, na Avenida Manoel Ribas, em frente à Energisa.

Também nesta sexta-feira, 30 de janeiro, a novena em honra à Padroeira chega ao seu 7º dia, quando os fiéis meditam o tema “Gratidão e hierarquia da Igreja”, com bênção dos crucifixos. As celebrações acontecem em dois horários, às 15h e às 19h15.

No sábado, 31 de janeiro, o tema da novena será “Gratidão aos leigos”, com bênção dos dizimistas. Já no domingo, 1º de fevereiro, último dia da novena, acontece a bênção das rosas, com o tema “Gratidão a Deus”.

Na segunda-feira, 2 de fevereiro, dia dedicado a Nossa Senhora de Belém, a programação tem início ainda de madrugada. Às 6h, começa a peregrinação pelo Caminho de Belém, no Rio das Mortes, às margens da BR-277. A partir do local, os fiéis percorrem 12,7 quilômetros até a Catedral Nossa Senhora de Belém.

Às 7h, na Catedral, será celebrada a primeira missa do dia, dedicada aos trabalhadores da festa. Já a Santa Missa solene da Padroeira, presidida pelo bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, acontece às 10h, momento em que os peregrinos que realizaram o Caminho de Belém já deverão ter chegado à Catedral.

GASTRONOMIA

Paralelamente à programação religiosa, a festa popular movimenta o entorno da Catedral com uma ampla estrutura gastronômica. Até domingo, 1º de fevereiro, funcionam as barraquinhas, a partir das 14h, com pastel, bolos, doces e bebidas. No período noturno, a partir das 18h30, o público encontra opções como crepe, x-bagunça, pierogue, espetinho, pizza, milho verde, filé na tábua e cachorro-quente. No sábado à noite, também será servido risoto.

O tradicional bolo de Nossa Senhora de Belém será comercializado no sábado, 31 de janeiro, e no domingo, 1º de fevereiro, a partir das 15h30, com retirada no Salão Azul.

Na segunda-feira, 2 de fevereiro, haverá o tradicional Churrasco da Padroeira, com retirada a partir das 7h30 (carne crua), ao valor de R$ 110,00, além da venda de acompanhamentos. O churrasco assado será entregue ao longo da manhã. A expectativa é de que sejam assadas cerca de 2 toneladas de carne.

Ainda no dia 2, será servido o Almoço da Padroeira, no sistema de buffet, ao custo de R$ 84,90 por pessoa, com direito a prato personalizado. No período da tarde, acontece o sorteio da ação “Amigos de Belém”.

(Com Jorge Teles)

Deixe seu comentário:


Veja Mais