No comércio, receber valores antecipados nem sempre é a melhor estratégia

* Por Eduardo Christ

04/01/2022 15H42

Planejamento…

Hoje recebi um email de uma renomada instituição indicando um artigo que falava sobre “Dicas para o Planejamento de 2022”. Como gosto muito do assunto, acessei o link e comecei a ler o artigo. Logo nas primeiras linhas as primeiras dicas eram sobre antecipar recebíveis para controlar o fluxo de caixa. Isso me gerou uma inquietação e resolvi escrever um pouco sobre o tema e, quem sabe, ajudar algum empreendedor com as dúvidas sobre o assunto.

O que me causou tanto desconforto ao ler essa dica de como começar bem o ano, foi o seguinte: antecipar nem sempre é a melhor estratégia. Talvez seja uma das piores alternativas, mas isso depende muito do momento que a empresa esta passando. Eu considero uma estratégia ruim a antecipação, que é quando você recebe o valor antecipado de uma máquina de cartão, cheque ou duplicatas (alguns  bancos trabalham com essas outras opções, além da máquina de cartão). Os bancos não são bonzinhos, essa antecipação gera um custo e muitas vezes esse custo é muito alto. Esse recebível antecipado em muitos casos leva boa parta da sua lucratividade.

As máquinas de cartão estão em todos os lugares. Isso é muito bom, mas o que muitas pessoas não levam em consideração na hora de escolher uma “maquininha” são as taxas cobradas pelas administradoras. Na minha opinião, as taxas cobradas são muito mais importantes do que o aluguel ou custo de aquisição de uma máquina. Você sabe quanto paga de taxa para cara tipo de operação? Se não sabe a resposta você tem um problema.

Agora vou dar a dica de ouro: os percentuais pagos no débito, crédito e crédito parcelado podem ser negociados diretamente com o banco. Muitas pessoas utilizam a mesma estratégia utilizada com operadoras de telefonia, quando solicitam o cancelamento para obter maiores descontos. Esse é o mesmo caso das máquinas de cartão. Eles sempre podem negociar.

Agora, se você realmente precisa da antecipação pois tem problema no fluxo de caixa, você tem outras opções, inclusive linhas de financiamento vinculadas aos recebimentos de cartão. Isso mesmo! Talvez  seja uma opção melhor, mas isso depende de caso a caso, banco a banco. Você pode até ter a maquininha e receber os valores em um banco e realizar operações de credito vinculados aos recebíveis em outro banco, assim, podendo negociar melhor e ver qual tem as melhores condições de taxas e prazo.

Espero que consiga ajudar alguém a compreender melhor. Se uma pessoa conseguir aumentar sua competitividade negociando taxas melhores com seu banco, já valeu a pena ter dedicado esse tempo para escrever esse texto.

No que se refere estratégia, você sempre tem uma, até não ter nenhuma estratégia definida é uma estratégia. Por isso, planeje seu 2022, ano que temos eleições, copa do mundo e ainda convivemos com a pandemia da Covid-19.

Você pode não acertar totalmente suas previsões, mas é melhor estar bem preparado para o que esta por vir.

#planejamento #empreendedorismo #administração

Eduardo Christ

04 de janeiro de 2022

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais