Novo prazo de negativação beneficia os bons pagadores e o sistema de crédito, afirma deputado Fabio Oliveira
O parlamentar reforça que o processo legislativo tem sido conduzido com transparência e diálogo com o setor produtivo
Uma subemenda ao Projeto de Lei 659/2024, que trata da Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa do Paraná, propõe reduzir o prazo para negativação de inadimplentes, garantindo mais transparência no processo e protegendo os consumidores que pagam suas contas em dia.
A proposta, de autoria do deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), busca corrigir um desequilíbrio no sistema de crédito, que hoje penaliza os bons pagadores com juros mais altos para compensar a inadimplência de terceiros.
A medida pretende estabelecer que antes da negativação, o consumidor inadimplente seja notificado por um meio efetivo e comprovado, utilizando o endereço fornecido pelo próprio consumidor.
Após essa notificação, ele terá um prazo de 5 dias úteis para regularizar a dívida ou renegociá-la, evitando que seu nome seja incluído nos cadastros de proteção ao crédito. Segundo Oliveira, essa mudança traz mais justiça ao sistema, garantindo que ninguém seja pego de surpresa e tenha oportunidade de evitar restrições desnecessárias.
Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC), realizada pela CNC em parceria com a Fecomércio PR, coletados em fevereiro deste ano, apontam que a taxa de inadimplência no Paraná é de 12%, um índice significativamente menor que a média nacional de 29%. No entanto, mesmo representando uma parcela menor da população, os maus pagadores impactam diretamente o custo do crédito, tornando financiamentos de imóveis e veículos mais caros.
A emenda tramitou regularmente na Assembleia Legislativa, sendo protocolada no dia 9 de dezembro. O texto foi debatido e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Indústria e Comércio, e agora segue para votação em plenário.
O parlamentar reforça que o processo legislativo tem sido conduzido com transparência e diálogo com o setor produtivo. "Estou aberto ao debate e conto com o apoio da Faciap e da ACP, que juntas representam mais de 80 mil empresas em todo o Paraná e integram o G7, grupo que representa o setor produtivo", destacou.
Com essa emenda, o parlamentar defende que os consumidores que honram seus compromissos não devem ser penalizados pelos que não pagam. Ele argumenta que a regra atual, que permite a negativação apenas após 30 dias do vencimento da dívida, não elimina os débitos e não ajuda o consumidor a reorganizar suas finanças.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ORGULHO Escola bilíngue de Guarapuava comemora seu primeiro ano com evento especial
A celebração contou com homenagens e apresentações
21/03/2025 16h10 -
EM OBRASDuplicação da PRC-466 em Guarapuava avança com nova ponte e pista de concreto
Obra na PRC-466 está em andamento entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, em uma extensão de 11,52 quilômetros
21/03/2025 15h24 -
21 DE MARÇOEscola municipal Dom Bosco de Guarapuava Celebra o Dia da Síndrome de Down com ênfase na Inclusão e Amor
Garantir que cada aluno tenha as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento é uma prioridade da gestão do prefeito Baitala
21/03/2025 14h50 -
MUDANÇARatinho Junior anuncia Leonaldo Paranhos, Rafael Greca e Ulisses Maia como secretários
Os nomes serão oficializados no Diário Oficial nos próximos dias
21/03/2025 14h10 -
FALTOU ÁGUASanepar suspende cobrança de fatura por um mês em Ponta Grossa
As medidas foram autorizadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e definidas em reunião da Diretoria da Sanepar com parlamentares da base
21/03/2025 13h23 -
CONSCIENTIZAÇÃOUnicentro leva ciência às escolas para promover ações de enfrentamento à emergência climática
Projeto que começou em Guarapuava integra iniciativa global sobre emergência climática
21/03/2025 12h50