O que é dar liberdade para as crianças?

* Por Emanuele Marcondes

12/05/2022 13H19

Recentemente, apresentei um novo projeto que tem como maior objetivo, dar liberdade para as crianças. E percebi o quanto é temida a liberdade quando nos referimos às crianças. “Para que liberdade?” “Criança precisa de limites.".

Mas afinal, o que é essa liberdade que estamos falando do lado de cá, da pedagogia, da educação? 

Dar liberdade para as crianças é deixar elas serem, serem elas! Respeitar a criança como um ser pensante que tem capacidade de compreender limites e agir com inteligência diante das situações. 

Observar mais, intervir de maneira inteligente e o maior de todos: não podar a criança. 

Podamos a criança quando fazemos algo por ela, que ela tem capacidade de fazer sozinha. Não damos liberdade para as crianças quando ao invés de deixarmos ela abrir uma tampa de iogurte, o que estimula várias habilidades, simplesmente entregamos aberto. A criança poderia ter “trabalhado” ao abrir a tampa do iogurte, mas foi podada de ter autonomia. 

Vocês já entenderam que dar liberdade é permitir que eles construam sua autonomia né?

Não é à toa que atualmente nós enquanto adultos nos deparamos com pessoas que não tem capacidade de escolher seu próprio lanche, ou não possui proatividade, ou só procrastina tudo, teve tudo pronto, e agora?!

Permitir que a criança seja, conforme suas vontades, e seu desenvolvimento natural, isso é dar liberdade e autonomia. 

Claro que, é importante ressaltar algumas questões que se estendem ao longo da vida e não só infância, como os cuidados, atenção, concentração e discernimento para entender limites.  Quando explicamos isso e nos colocamos como igual, eles compreendem e começam a programar esses aprendizados para sua vivência. 

Quando a criança tem liberdade ela se desenvolve, precisa lidar com situações que a fazem raciocinar e criar estratégias, ainda que em coisas pequenas e em seus contextos, estão aprendendo a ser efetivos dentro de sua realidade. 

Quando damos liberdade para as crianças também ensinamos elas a lidarem com a perda, pois quando possuem o poder de escolha, também se deparam com a perda, pois toda escolha requer suas renúncias. 

Amigos o convite de hoje é: deixem as crianças serem, deixem elas se desenvolverem de maneira inteligente. Nosso papel enquanto adulto é observar para ver até onde eles vão com a liberdade que possuem e intervir quando necessário, contextualizando o porquê da nossa intervenção. 

Precisamos transformar nosso olhar sobre infância, educação e também sobre os termos. Dar liberdade não é deixar a criança fazer tudo o que ela quiser a qualquer momento. É permitir que ela seja livre e assim se torne ativa do seu conhecimento, que possa explorar, imaginar, ir além.  

E não, isso não é uma tarefa fácil. Educar com inteligência requer agir com inteligência também, e as vezes por não ter aprendido isso desde a infância, se torna o adulto não preparado. E cabe também a reflexão pessoal se hoje em dia estamos preparados para educar de uma maneira mais respeitosa e libertadora, porque enquanto não houver esse entendimento, haverá a repetição de uma educação que não prepara integralmente para a vida. 

Sei que requer coragem para dar liberdade para os pequenos, até porque nós tivemos pouco, mas confie na capacidade deles e estejam sempre observando!

Criança livre, adulto feliz.

Emanuele Marcondes

Me chamo Emanuele Marcondes e tenho 26 anos, sou apaixonada pela vida e pela oportunidade de sermos alguém melhor. Sempre fui uma grande leitora, gostava de ler revistas, livros e etc. O amor pela leitura me tornou uma pessoa sensível com as palavra

Deixe seu comentário:

Veja Mais