‘Onda de calor’ com até 36ºC no Paraná e alerta do Inmet para última semana de janeiro; Guarapuava está na lista

A forte onda de calor deve se intensificar entre terça (27) e quarta (28)

25/01/2026 15H23

Depois de uma semana com temperaturas mais amenas, o Paraná está na rota de uma nova onda de calor. O alerta e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que prevê temperaturas elevadas em toda a região Sul e Mato Grosso do Sul, onde os termômetros podem registrar 39ºC. A forte onda de calor deve se intensificar entre terça-feira (27) e quarta-feira (28).

No Paraná, as temperaturas podem chegar aos 35ºC, 36ºC em algumas regiões do Estado. Confira nos quadros a previsão até o fim de janeiro de algumas cidades do Paraná.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir de segunda, 26, as temperaturas devem disparar no Estado. No Noroeste e Oeste os termômetros podem chegar a 36ºC.

Já na quarta, 28, está previsto o retorno das instabilidades em todo o estado, com o registro de temporais isolados no Norte do Paraná.

No Paraná, o calor mais intenso deve se concentrar no oeste do estado. As máximas podem ficar até 5°C acima da média, que em janeiro varia entre 30°C e 31°C. As regiões mais afetadas incluem, principalmente, áreas próximas a Cascavel, Guarapuava e Pato Branco.

As temperaturas permanecerão elevadas por cerca de quatro dias nessas regiões. No entanto, o INMET não descarta a possibilidade da formação de uma Onda de Calor, especialmente no Rio Grande do Sul.

Segundo critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM), seguidos pelo INMET, uma onda de calor é caracterizada pela ocorrência de temperaturas máximas, pelo menos 5°C acima da média histórica, por cinco dias ou mais consecutivos.

Deixe seu comentário:

Veja Mais