"Operação Cata Treco" recolhe materiais inservíveis antes que sejam descartados no meio ambiente em Guarapuava
A ação busca facilitar para a população o descarte correto de móveis e eletrodomésticos que não são mais utilizados
Nessa sexta-feira (11 de abril), a Prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria de Meio Ambiente promoveu a Operação Cata-Treco em parceria com a Polícia Ambiental e a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG). Foram coletados móveis e eletrodomésticos que precisavam ser descartados pela população. A operação foi realizada na Vila Nova Esperança e na Colônia Vitória.
“A operação visa que não sejam descartados de forma incorreta materiais inservíveis as casas como colchões, sofás, geladeiras, e eletrodomésticos em geral, e é uma ação de prioridade da Prefeitura de Guarapuava”, explicou o Secretário de Meio Ambiente Coronel Heraldo Correia de Lima.
A coleta de materiais inservíveis é uma ação importante para proteger o meio-ambiente e fortalecer a saúde pública. O descarte incorreto pode causar problemas ambientais sérios por conta dos resíduos tóxicos que podem ser encontrados em alguns eletrodomésticos, colocando assim em risco os ecossistemas e a saúde da população.
Além disso, o descarte incorreto pode favorecer a proliferação de animais peçonhentos, criando um ambiente ideal para eles se instalarem. Esses materiais abandonados podem se tornar recipientes que acumulam água, podendo resultar no aumento da reprodução do mosquito Aedes aegypti, principal espécie que transmite os vírus da dengue, da febre chikungunya e o Zika vírus.
A orientação para os moradores foi para que deixassem os móveis e eletrodomésticos que eles gostariam que fossem descartados na calçada antes do início da coleta. Os rejeitos coletados na Vila Nova Esperança e na Colônia Vitória encheram cinco cargas de caminhões da Prefeitura, mostrando o interesse e a necessidade desse descarte para a população.
O Secretário de Meio Ambiente destaca que as ações iniciaram na Vila Nova Esperança e na Colônia Vitória, e por conta do sucesso dessa primeira edição, serão levadas também a outras localidades do município. Contribuindo assim para a melhora na proteção do meio ambiente e na saúde da população em Guarapuava.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
FLAGRANTEPRF apreende cerca de 300 quilos de maconha na BR-277, em Guarapuava; duas pessoas foram presas
Apreensão ocorreu nesta quarta (30)
30/04/2025 17h13 -
ABRE E FECHA Confira o abre e fecha do feriado de 1º de Maio em Guarapuava
Serviços municipais têm funcionamento diferenciado na quinta (1º) e na sexta (2)
30/04/2025 17h00 -
HOMENAGEMFesta do Trabalhador inicia nesta quarta (30) no parque do Lago, em Guarapuava
Confira a programação
30/04/2025 16h55 -
CLIMAPrevisão do Simepar é de maio mais seco e mais quente no Paraná
Maio começa com feriado de tempo estável em todas as regiões do Estado
30/04/2025 16h08 -
NO PIXComissão aprova projeto que cria o "Pix Pensão" para facilitar pagamento de pensão alimentícia
Proposta reduz o trabalho do Estado e beneficia os alimentandos
30/04/2025 15h35 -
DEIXAR EM DIAClientes com contas de luz em atraso conseguem quitar débitos sem sair de casa
Com disponibilidade de pagamento pelo PIX, Energisa esclarece dúvidas de clientes que precisam fechar o mês com as contas em dia
30/04/2025 15h13