Os heróis da Saúde e a exaustão profissional

* Por Janaína Naumann

12/12/2020 13H08

* Por Janaína Naumann

Há alguns dias retomei minha atividade profissional frente ao Conselho Regional de Biomedicina do Paraná - CRBM 6, e venho me deparando com uma dura realidade que atinge todos os profissionais da Saúde do País e do Mundo: a exaustão profissional.

Estamos em meio a uma das mais duras pandemias que já assolou o Mundo em todos os tempos. Apesar dos danos gigantescos que o coronavírus tem causado às famílias que perdem seus entes queridos, nós podemos afirmar, com toda certeza, que as perdas não são ainda maiores devido à dedicação extrema dos profissionais da Saúde.

São os profissionais da Saúde que estão 24 horas por dia nos defendendo, lutando incansavelmente na linha de frente contra a Covid-19.  Muitos desses heróis têm dado suas vidas pela defesa das nossas. E eles precisam ser lembrados e merecem, eternamente, nosso respeito e admiração.

Quem entra para a área da Saúde, não escolhe apenas uma profissão, mas faz uma opção de vida. Está optando em se dedicar em tempo integral na defesa das nossas vidas.

Por tudo isso, temos que respeitar e dar todo nosso apoio a todos os profissionais da Saúde, que estão zelando por nós.

Esta é uma luta de todos e nós temos nossa parte para cumprir. Manter o isolamento social e seguir todas as regras sanitárias é o mínimo que nós podemos fazer para evitar que os profissionais da Saúde não se sobrecarreguem ainda mais.

Não sabemos quando a pandemia vai dar trégua ou quantas mais vidas serão levadas. Mas temos certeza que os profissionais da Saúde estão lutando bravamente por todos nós.

A exaustão profissional é uma realidade, e cabe a nós, todos nós cidadãos e cidadãs, respeitar o ser humano que está dando s sua vida para cuidar da nossa.

Rendo meu respeito a todos os profissionais da Saúde.

Não somos super heróis, mas neste momento duro da humanidade, a defesa da vida do ser humano está em nossas mãos.

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais